27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13d - Saúde, trabalho e educação no SUS |
24390 - EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO EM SAÚDE DO TRABALHADOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO CURSO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE TAMÍRIS AUGUSTO MARINHO - IFG (INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS), PATRÍCIA SILVA NUNES - IFG (INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS), JOAQUIM PEDRO RIBEIRO VASCONCELOS - IFG (INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS), FERNANDA LETÍCIA DA SILVA CAMPANATI - IFG (INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS), RODRIGO FARIA DORNELAS - UFG (UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS), DÉBORAH FERREIRA NORONHA DE CASTRO ROCHA - UFG (UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS), MARIANA MAGALHÃES NÓBREGA - IFG (INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS)
Período de Realização Segundo semestre de 2017, correspondendo ao quarto bimestre do ano letivo.
Objeto da Experiência Formação em vigilância em saúde do trabalhador de 30 discentes do Curso Técnico em Vigilância em Saúde de uma instituição federal de ensino.
Objetivos O objetivo do trabalho foi relatar as experiências vividas pelos discentes do 1º ano do curso Técnico em Vigilância em Saúde do Instituto Federal de Goiás - IFG durante a disciplina Vigilância em Saúde do trabalhador, e refletir sobre o uso da problematização na formação em saúde.
Metodologia No processo de ensino foi utilizado o Arco de Maguerez partindo da observação da realidade, passando pelo levantamento dos pontos chave, embasamento científico, levantamento de soluções para problemas identificados e intervenção na realidade. Os discentes foram distribuídos em três grupos temáticos e tiveram como cenário de formação, as dependências prediais do campus e os trabalhadores a ele pertencentes. Os dados mapeados foram expostos em planilhas construídas no Microsoft Office Excel 2010.
Resultados Na análise situacional, os principais pontos chave levantados foram: percentual de trabalhadores submetidos à pressão psicológica, atividades desgastantes, baixo índice de atividades físicas, sobrepeso, hábitos alimentares pouco saudáveis e baixa adesão às atividades preventivas. A partir da discussão dos dados foram levantadas hipóteses de intervenção com sensibilização dos trabalhadores, debate com a comunidade acadêmica sobre o contexto trabalhista, e produção de relatórios para a gestão.
Análise Crítica Elementos associados aos riscos ambientais, saúde mental e hábitos de vida dos trabalhadores pesquisados, causaram preocupação e foram pauta da construção do processo ensino-aprendizagem na formação dos discentes. Foi utilizada a metodologia problematizadora como forma de imersão e envolvimento dos futuros profissionais no contexto de formação crítica e proativa, estimulando-os à resolução das problemáticas que encontrarão nos diferentes espaços de atuação da vigilância em saúde.
Conclusões e/ou Recomendações A metodologia de ensino utilizada mostrou-se uma importante ferramenta de trabalho na formação de profissionais da vigilância em saúde, permitindo a construção do conhecimento a partir da imersão na realidade. Possibilitou ainda a discussão do papel desse profissional na identificação de determinantes sociais em saúde responsáveis pelo adoecimento do indivíduo, bem como, seu protagonismo nas ações de prevenção e promoção da saúde da população.
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