Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC13c - Processos educativos e de formação de ACS

26764 - PROMOÇÃO DE SAÚDE A PORTADORES DE DIABETES MELLITUS TIPO 2: AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE TRABALHANDO COM O AUTOCUIDADO APOIADO
JOYCE OLIVEIRA MATOS - UECE, ANDREA CAPRARA - UECE, ADRIANO FERREIRA MARTINS - UFC, KELLYANNE ABREU SILVA - UECE, LÚCIA CONDE DE OLIVEIRA - UECE, LAYZA CASTELO BRANCO MENDES - UECE, KILMA WANDELEY LOPES GOMES - UECE, DIONE CAVALCANTE SILVEIRA  - UECE, SUYANNE FREIRE DE MACÊDO - UECE


Apresentação/Introdução
O autocuidado apoiado deve fazer parte do cotidiano dos usuários portadores de diabetes mellitus tipo 2 (DM2), pois estimula a adoção de uma postura proativa e atitudes de manutenção de comportamentos para a melhoria na qualidade de vida destes pacientes. No âmbito do Sistema Único de Saúde sabe-se este autocuidado é estimulado por meio das Equipes de Saúde da Família.



Objetivos
Descrever as ações de promoção de saúde baseadas no autocuidado apoiado a portadores de diabetes mellitus tipo 2 realizadas pelo Agente Comunitário de Saúde



Metodologia
Estudo de abordagem qualitativa realizado de março a outubro de 2017, com 10 ACS em duas Unidades Básicas de Saúde de Fortaleza, Ceará, Brasil, selecionados a partir de informantes-chave e que tivessem no mínimo dois anos de atuação no território e acompanhassem pacientes com DM2. Realizada observação assistemática em visitas domiciliares, entrevista semiestruturada individuais, bem como roda de conversa que foram gravadas, transcritas, e submetidas à Análise de Conteúdo. Utilizou-se o termo de consentimento livre e esclarecido e a aprovação do estudo pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Estadual do Ceará pelo parecer nº 1.236.392.



Resultados
As ações dos ACS se concentraram em aconselhamentos e educação em saúde relacionados a mudanças de comportamentos e hábitos da vida, motivados pela demanda da pouca compreensão e dúvidas. A ação de orientar o paciente foi o método mais citados quando foram indagados a respeito das ações de apoio ao autocuidado. Com as orientações, os pacientes adquirem empoderamento e dão continuidade as condutas voluntariamente, o que é um dos fatores decisivos para a manutenção da rotina de cuidados. Percebe-se assim que o Autocuidado Apoiado possibilita resultados não só com a patologia em foco, mas com melhoria da qualidade de vida da comunidade.



Conclusões/Considerações
O tratamento abrange aspectos e contextos particulares, tornando-se complexo, uma vez que envolve terapêutica medicamentosa e não-medicamentosa. O Autocuidado Apoiado pelo ACS configura uma parceria de colaboração em perspectiva de responsabilidade partilhada, e, somente com o apoio da família, dos amigos, das organizações comunitárias e da equipe multiprofissional é que se consegue um autocuidado com efetividade.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360