27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13c - Processos educativos e de formação de ACS |
25792 - A IMPORTÂNCIA DA CULTURA PARA A FORMAÇÃO TÉCNICA DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA MARIANA MORETTE PAN - INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO/ IFRJ
Período de Realização A experiência de formação se deu de abril a dezembro de 2017, perfazendo dois semestres letivos.
Objeto da Experiência A formação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) em um curso técnico e a importância da abordagem da temática da cultura nesse processo.
Objetivos 1.Relatar uma experiência de formação de ACS a partir de uma das disciplinas (Estudos Culturais I) do Curso Técnico de ACS desenvolvido no IFRJ. 2. Refletir sobre a importância dos conteúdos abordados na disciplina para a formação deste profissional e sua atuação na saúde pública.
Metodologia Trata-se de relato produzido a partir da experiência de docência em uma disciplina (Estudos Culturais I) do Curso Técnico de ACS do IFRJ. Para descrição e análise procedeu-se a: revisão bibliográfica sobre o tema (formação do ACS), análise documental (da ementa, programa de ensino e cronogramas da disciplina) e produção de um diário de campo (registros de aulas, de debates realizados e de trabalhos e processos avaliativos). Os resultados foram produzidos em diálogo com a literatura.
Resultados A disciplina Estudos Culturais I se baseia na proposição da temática da cultura como fundamental para a formação do ACS, valorizando a construção de um olhar voltado para práticas e saberes populares e tradicionais e favorecendo ações técnicas ampliadas. O processo pedagógico contribuiu para o aprofundamento do debate sobre cultura, desconstruindo concepções conservadoras. Os ACS em formação lançaram olhares para seus territórios e ressaltaram em seus trabalhos a diversidade cultural existente.
Análise Crítica Figuram no âmbito de atuação do ACS ações coletivas, intersetoriais e de promoção da saúde. Para tal é fundamental o investimento em processos formativos que assegurem uma visão ampliada, crítica e que valorize a liberdade de expressão, a diversidade cultural e os saberes populares. Transitar pelo tema da cultura com os ACS em formação abriu possibilidades para a produção e reconhecimento de metodologias e tecnologias sociais e comunitárias inovadoras, contextualizadas e localmente pertinentes.
Conclusões e/ou Recomendações Conclui-se que os conteúdos abordados na disciplina foram muito relevantes já que os ACS em formação puderam rever concepções pré-concebidas sobre práticas tradicionais e populares, valorizar a cultura de seus territórios ressaltando a diversidade existente e refletir sobre a potência de práticas sócio sanitárias ampliadas e participativas. É essencial estimular processos educativos de ACS que tratem da temática da cultura e da educação popular.
|