27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13c - Processos educativos e de formação de ACS |
23791 - EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DE UM MUNICÍPIO PÓLO DO ESTADO DE MINAS GERAIS. SIMONE DE PINHO BARBOSA - UFJF, VIVIANE HELENA DE FRANÇA - UFJF, PATRÍCIA APARECIDA BAUMGRATZ DE PAULA - UFJF, DOUGLAS VINÍCIUS DE OLIVEIRA SANTOS - UFJF, RAFAELA MODENESI VENANCIO - UFJF, CARLA OLIVEIRA RODRIGUES - UFJF, BRENO NACIF - UFJF, ROMÁRIO GOMES DA SILVA - UFJF, ANDRÉ INÁCIO NUNES RAMOS - UFJF, POLLYANNA COSTA CARDOSO PIRES - UFJF
Período de Realização O projeto está em andamento e tem como período de vigência de maio de 2017 a junho de 2018.
Objeto da Experiência Educação Permanente sobre processo de trabalho para os Agentes Comunitários de Saúde do município de Governador Valadares(GV) e integração ensino-serviço.
Objetivos Capacitar e incentivar os ACSs a buscarem conhecimento técnico que suportem suas práticas profissionais; aprimorar a abordagem, as análises e o atendimento dos ACSs; impulsionar a prática de ações interdisciplinares; promover a integração ensino-serviço, e estimular a promoção da saúde.
Metodologia Trata-se de um projeto de Extensão do Departamento de Medicina do Campus de GV da Universidade Federal de Juiz de Fora em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde com participação de 10 alunos e três professores. O delineamento do projeto oferece uma escala de quatro ciclos de três capacitações simultâneas, totalizando 12 turmas de 360 ACSs a serem capacitados. O curso foi planejado em cinco módulos com carga horária de 45 horas e acontece nos territórios das Equipes de Saúde da Família.
Resultados Do universo de 360 ACSs 63 já foram capacitados; a maioria do sexo feminino sem nenhum tipo de capacitação para atuar na função. Na avaliação realizada com os que concluíram o curso quanto ao significado da capacitação as expressões mais emergentes foram aprendizado, conhecimento, oportunidade, renovação e aprofundamento. Para os alunos do projeto as palavras de representação da experiência como preceptores foi conhecimento, liderança, evolução, responsabilidade, resiliência e aprendizado.
Análise Crítica A oferta de formação para os atores do SUS tem sido ao longo da história um desafio constante e uma necessidade vital para esse sistema. Os municípios assumem a responsabilidade pelas ações de saúde, e qualificação profissional, buscando resolutividade frente as suas demandas, ampliação do acesso e qualificação da APS. A educação permanente é indispensável aos municípios no Brasil porém requer empenho de gestores, profissionais, comunidade e instituições de ensino são essenciais para o avanço.
Conclusões e/ou Recomendações Ao promover essa ação extensionista pretendeu-se aprimorar a prática dos ACSs no atendimento às demandas da comunidade. Nos serviços haverá os benefícios em consequência de todo esse processo de capacitação, uma vez que a necessidade de qualificar os atores que atuam na APS se desdobra em resolutividade das demandas expostas pelas comunidades e em espaços centrais de debate para os alunos valorizando dessa forma a integração ensino-serviço.
|