Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC13b - Educação permanente, formação em saúde e serviços

26813 - MANIPULADORES DE ALIMENTOS ATUANTES EM UM ABRIGO INSTITUCIONAL: DISCUTINDO O PROCESSO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE
ANGELA LIMA DA SILVA - UNIFESP, SYLVIA HELENA SOUZA DA SILVA BATISTA - UNIFESP


Apresentação/Introdução
As práticas alimentares infantis são influenciadas principalmente pelo conhecimento, vivências e experiências da mãe ou cuidador. Tratando-se de crianças acolhidas pelo Estado que dependem dos cuidados de várias pessoas, que trazem em sua prática experiências construídas ao longo da vida, muitas vezes, não condizentes com práticas alimentares adequadas, podendo repercutir negativamente sobre a saúde infantil


Objetivos
Diante deste cenário, o objetivo deste estudo foi discutir demandas e expectativas de profissionais envolvidos com a alimentação infantil de um serviço de acolhimento institucional (abrigo) que atende crianças de 0 a 3 anos, para processos de educação permanente.


Metodologia
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na modalidade estudo de caso, tendo como participantes manipuladoras de alimentos e agentes de proteção social (cuidadoras) atuantes em um serviço de acolhimento institucional. A produção de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada e observação participante, analisados segundo a técnica de análise de conteúdo, do tipo temática.


Resultados
Pode-se apreender que as cuidadoras tem dificuldade para diferenciar seu papel profissional com o de mãe, diferentemente das manipuladoras de alimentos, que se percebem como educadoras, atuando ativamente na formação dos hábitos alimentares. Revelou-se a dificuldade que os profissionais tem para enxergar as potencialidades de seu trabalho, assim como identificar que algumas atividades fazem parte da atribuição de cuidador. O processo de formação destes profissionais é pautado na perspectiva do ensino tradicional, com ações pontuais fora do ambiente de trabalho, focado na transmissão de informações e procedimentos técnicos, utilizando metodologias de ensino tradicionais.


Conclusões/Considerações
Identificou-se a necessidade do processo formativo destes profissionais ser construído de acordo com as particularidades do serviço, considerando seus saberes e percepções, possibilitando reflexão crítica sobre a prática profissional e autonomia do sujeito na construção do seu conhecimento e cidadania, ou seja, pautado nos pressupostos da educação permanente, extinguindo a formação profissional baseada em capacitações e/ou treinamentos pontuais.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360