27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13b - Educação permanente, formação em saúde e serviços |
23676 - EDUCAÇÃO PERMANENTE COM GESTANTES PARA ORIENTAÇÃO AO CUIDADO DOMICILIAR DO RECÉM-NASCIDO: RELATO DE EXPERIÊNCIA SUZANE PASSOS DE VASCONCELOS - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, UNIFOR, KARLA MARIA CARNEIRO ROLIM - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, UNIFOR, FERNANDA JORGE MAGALHÃES - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, UNIFOR, MAYARA MESQUITA MORORÓ PINTO - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, UNIFOR, FIRMINA HERMELINDA SALDANHA ALBUQUERQUE - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, UNIFOR, VELMA DIAS DO NASCIMENTO - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, UNIFOR, GRAZIELLE MARA DA MATA FREIRE - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, UNIFOR, FERNANDA ROCHA HONÓRIO DE ABREU - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, UNIFOR, HERIKA PAIVA PONTES - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, UNIFOR, MARIA SOLANGE NOGUEIRA DOS SANTOS - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, UNIFOR
Período de Realização O planejamento e a realização do processo ocorreu no período de Novembro de 2017 a Janeiro de 2018.
Objeto da Experiência Metodologia ativa de ensino e aprendizagem na Atenção Básica direcionada as gestantes.
Objetivos Relatar a experiência nas atividades de educação em saúde sobre cuidado domiciliar com o recém-nascido em um grupo de gestantes.
Metodologia Tipo relato de experiência, desenvolvido com um grupo de gestantes de uma Unidade de Saúde da Família, no município de Acaraú, Ceará no período de novembro de 2017 a janeiro de 2018, os encontros ocorreram mensalmente. A ação foi dividida em três etapas: a 1ª etapa as gestantes relataram suas maiores dúvidas sobre os cuidados com o recém-nascido no domicilio; a 2ª foi a realização das oficinas educativas 3ª etapa constituiu-se de uma roda de conversa para realização do feedback das oficinas.
Resultados As discussões realizadas durante os encontros nos fizeram perceber a importância das orientações sobre o cuidado domiciliar do recém-nascido, as mães e sua maioria não se sentem seguras e relatam muitas dúvidas mesmo as que já passaram pela experiência anteriormente. O período puerperal, principalmente a primeira semana de vida, é um período crítico onde requer muita atenção a criança fazendo com que muitas mães não se sintam aptas a realizar esse cuidado.
Análise Crítica Pudemos constatar que a educação permanente é o principal caminho utilizado pelos profissionais para promover a saúde e a troca de conhecimento. Faz-se necessário que as equipes de saúde deixem de lado o modelo de atendimento somente dentro do consultório e invista nas atividades coletivas, tornando assim mais fácil a participação da comunidade na promoção a saúde.
Conclusões e/ou Recomendações Faz-se necessário, portanto, implantar a educação permanente da equipe de saúde, incluindo, também, conteúdos sobre o cuidado centrado no desenvolvimento, apego e vínculo afetivo mãe/filho, relacionamento interpessoal, acolhimento da clientela e entre outros, o uso de técnicas educativas para otimizar o treinamento da mãe e família para o cuidado domiciliar se mostra como principal alternativa.
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