27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13b - Educação permanente, formação em saúde e serviços |
23389 - EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: RELATO DE OFICINAS MUNICIPAIS COM OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DE TEJUÇUOCA – CEARÁ HELLOISE BARBOSA NERY - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE TEJUÇUOCA
Período de Realização O trabalho realizou-se em Tejuçuoca (CE) no período de 02 de abril de 2016 a 8 de dezembro de 2017.
Objeto da Experiência Relato das atividades de educação permanente em saúde pertinente ao processo de trabalho dos serviços de saúde pública do município.
Objetivos Relatar a experiência das oficinas de alinhamento conceitual dos profissionais da rede de saúde do município quanto a temáticas pertinentes ao processo de trabalho dos serviços de saúde, a fim de promover transformação das práticas no âmbito da saúde coletiva.
Metodologia Foram realizadas 7 oficinas de educação permanente utilizando a aprendizagem baseada em problemas com os profissionais da atenção básica e do hospital municipal no Centro de Educação de Jovens e Adultos de Tejuçuoca com as seguintes temáticas: imunização, conservação de imunobiológicos, manejo clínico das arboviroses, detecção do tracoma, teste rápido de HIV e sífilis, manejo clínico da tuberculose e vigilância dos óbitos materno e infantil.
Resultados Participaram 145 profissionais: médicos, enfermeiros, odontólogos, técnicos de enfermagem e saúde bucal, agentes administrativos, agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, dentre outros, somados ao todo nas 7 oficinas. A maioria participou ativamente e satisfatoriamente das atividades e reconheceram a importância destes momentos e que refletem na melhora da assistência e na vigilância à saúde nos serviços.
Análise Crítica Apesar de ser uma demanda requerida por grande parte dos profissionais e serviços e que a atenção à saúde requer mais habilidades destes a fim de promover uma assistência mais qualificada e que atenda às pessoas de maneira integral, equânime e universal, percebe-se ainda certa resistência de alguns profissionais aos processos educativos, como também em reconhecer que a educação permanente é uma das etapas indispensáveis às transformações tão necessárias às práticas de saúde.
Conclusões e/ou Recomendações Nesse contexto, são cada vez mais necessários estes espaços democráticos e de discussão onde se exercitam os conceitos, as vivências e os dados em saúde por meio de empoderamento dos conhecimentos prévios e experiências vividas dos envolvidos no processo, a fim de que se possa melhorar relações e vínculos, promovendo reflexão, transformação das atitudes e subsídios para implementação de práticas transformadoras na saúde coletiva.
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