27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13b - Educação permanente, formação em saúde e serviços |
22501 - ATUAÇÃO DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DE MINAS GERAIS NO FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE THAIS LACERDA E SILVA - ESP-MG, FERNANDA JORGE MACIEL - ESP-MG, RODRIGO MARTINS DA COSTA MACHADO - ESP-MG, AMANDA NATHALE SOARES - ESP-MG, JOÃO ANDRÉ TAVARES ALVARES DA SILVA - ESP-MG, ALICE WERNECK MASSOTE - ESP-MG, MICHELY DE LIMA FERREIRA VARGAS - ESP-MG, ANÍSIA VALÉRIA CHAVES E SILVA - ESP-MG
Período de Realização De 2015 a atual
Objeto da Experiência Ações desenvolvidas pela ESP-MG para o fortalecimento da Educação Permanente em Saúde no estado, considerando suas dimensões política e pedagógica.
Objetivos Descrever as estratégias e ações fomentadas e desenvolvidas pela Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais para o fortalecimento da EPS no estado de Minas Gerais.
Metodologia As estratégias de fortalecimento da EPS envolvem 3 vertentes: incorporação da EPS, em sua concepção político-pedagógica, no cotidiano de trabalho da ESP; fortalecimento dos dispositivos de gestão da Política; e mobilização dos atores regionais para ativação das práticas de EPS. Utilizou-se como metodologias: mapeamento de experiências de EPS no estado; desenvolvimento de oficinas, seminários e rodas de conversas sobre a EPS, com instituições de ensino, gestores, usuários e trabalhadores do SUS.
Resultados No âmbito da ESP-MG: incorporação da EPS nos projetos político-pedagógicos; reestruturação do organograma, orientada pelos pressupostos da EPS e vivência de EPS com os trabalhadores. No âmbito da gestão da Política realizou-se: mapeamento de experiências de EPS; encontros virtuais permanentes e oficinas com referências técnicas das Unidades Regionais de Saúde; Seminário com Instituições Formadoras de MG e Região Sudeste e discussão do papel da Comissão Permanente de Integração Ensino-Serviço.
Análise Crítica Identificou-se insuficiência do modelo vigente de implementação da Política, centrado em instâncias de gestão distantes de onde ocorrem as práticas de EPS. Desvelaram-se, ainda, outros entraves: dificuldade de fomentar Política de EPS em território de grande extensão; falta de reconhecimento da EPS como estratégia para mudança das práticas; dificuldades de romper com lógica de desenvolvimento de cursos e incorporar seus pressupostos na implementação das políticas de saúde de forma orgânica.
Conclusões e/ou Recomendações A ESP-MG vem contribuindo com o fortalecimento da EPS no estado, tendo sua atuação intensificada desde 2014 com movimento interno de discussão e reflexão sobre a incorporação de seu referencial e princípios. O movimento foi ampliado, com fortalecimento do papel da instituição na condução da Política estadual de EPS.
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