27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13a - Formação e educação em saúde na escola |
28507 - PROJETO SAÚDE NA ESCOLA: ATUAÇÃO MULTIPROFISSIONAL NA INTERSETORIALIDADE YASMIN CAROLINE GOMES MAIA - UEPA, CAMILA RODRIGUES VELOSO - UEPA, BIANCA CALDAS DA SILVA MENDES - UEPA, LARISSA CRUZ MACIEL - UEPA, LUCAS OLIVEIRA DA SILVA - UEPA, ROBERTA RIBEIRO OLIVEIRA - UEPA
Período de Realização A atividade foco do relato de experiência em questão ocorreu de março de 2017 a fevereiro de 2018.
Objeto da Experiência Tendo como objeto da experiência alunos, crianças e adolescentes, e docentes de uma escola estadual, assistidas pelo Projeto Saúde na Escola.
Objetivos O Projeto Saúde na Escola tem como objetivo principal integrar a educação e a saúde, através de atividades de aprendizagem que possam transformar atitudes e hábitos de vida, conscientizar sobre o direito à saúde, proporcionando melhoria do ambiente escolar e autorresponsabilidade com o corpo.
Metodologia O projeto foi realizado de forma multiprofissional, por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e dentistas, Residentes em Saúde da Família da UEPA e pelo NASF-Águas Lindas, com alunos do 1º ao 9º ano da EEEF Nova Águas Lindas, em Ananindeua, Pará, por meio de atividade lúdico reflexivas adequadas às faixas etárias dos alunos. Os temas abordados foram escolhidos pela equipe e pela demanda docente, dentre eles, higiene corporal e bucal, direitos da criança e adolescente, bulling e respeito.
Resultados Após a abordagem com as turmas, realizou-se uma reunião com o corpo docente, para culminância das atividades e planejamento das temáticas do ano seguinte. Segundo relatos, observou-se mudança comportamental da maioria dos alunos, no que se refere o respeito para com o outro, houve melhora na formação de vínculo com os docentes, podendo assim, identificar com mais facilidade casos de depressão, abuso sexual e suicídios, bem como aproximação com a equipe de saúde do NASF e ESFs.
Análise Crítica Atividades como a relatada são fundamentais para o desenvolvimento da criança e do adolescente. Tratando-se dos cuidados com o corpo, sejam os relacionados à higiene ou ao respeito com o mesmo. Os alunos devem se apropriar desses conhecimento, para que estes, sejam difundidos no meio em que estão inseridos e sejam objetos de mudança, sensibilizando todos os atores desse cenário para a busca permanente da promoção, proteção e recuperação da saúde.
Conclusões e/ou Recomendações Dessa forma, busca-se que experiências como essas sejam vivenciadas por outros indivíduos, gerando novas possibilidades de mudanças, bem como, a melhoria da educação de crianças, integrada com a saúde, proporcionando a promoção de saúde, prevenção de doenças, e formação de vínculo com os profissionais da atenção primária, sob uma perspectiva educacional.
|