27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13a - Formação e educação em saúde na escola |
28340 - CONSTRUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO EM ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO: UMA FORMA DE PROMOVER ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ADEQUADA PARA ESCOLARES DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO THUANE PASSOS BARBOSA LIMA - UNIRIO, MARIA DE LOURDES CARLOS FERREIRINHA RODRIGUES - UNIRIO, MARIANA RODRIGUES CABRAL - UNIRIO, LÚCIA GOMES RODRIGUES - UNIRIO
Período de Realização A experiência está sendo desenvolvida desde 2016, no âmbito das atividades de extensão da UNIRIO.
Objeto da Experiência Construção coletiva de material didático em alimentação e nutrição, inserido no projeto político e pedagógico de escolas da rede municipal do Rio de Janeiro.
Objetivos Relatar a construção coletiva de material didático em alimentação e nutrição, com base no diagnóstico da pesquisa: “Vigilância dos fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis em crianças e adolescentes atendidos pela estratégia de saúde da família no município do Rio de Janeiro/RJ.
Metodologia Estudantes de Nutrição (2 bolsistas) participaram de oficinas com professores e diretores das escolas sobre o Guia Alimentar para a População Brasileira e de reuniões para a captação das demandas temáticas da escola. As estratégias geradas foram estruturadas em um Caderno de Atividades, conteúdo transversal e interdisciplinar, que apoiou a produção de apresentações em power point. Envolveu as disciplinas: ciências, geografia, matemática, português, história e inglês e educação física.
Resultados O Caderno de Atividades elaborado possui 14 atividades educativas de fácil linguagem; é colorido, lúdico e interativo. Aborda temas como: excesso de peso e obesidade e seus fatores etiológicos; mudança temporal no estilo de vida e padrões de beleza; alimentos in natura/minimamente processados/processados e ultraprocessados; cultura alimentar; doença crômica não transmissível; leitura de rótulos. Já foi aplicado em duas escolas, por meio de dinâmicas interativas, totalizando 28 turmas e 590 alunos.
Análise Crítica Os bolsistas avaliaram boa recepção por parte dos escolares, que participaram ativamente das atividades, fazendo perguntas curiosas sobre os temas abordados, tirando dúvidas e expondo o seu estilo de vida. Resultados da escala hedônica, alunos do 7° ao 9°ano classificaram a apresentação do material didático como: 205 escolares “gostei muito”, 19 como “gostei”, 5 como “indiferente” e 3 como“odiei”, evidenciando uma recepção positiva ao material didático.
Conclusões e/ou Recomendações As atividades realizadas tem propiciado troca de experiências muito ricas, sendo observados a participação e interesse de todos. Os estudantes de Nutrição atestaram que o trabalho coletivo foi fundamental para a ampliação dos conceitos aprendidos na graduação, além de poderem efetivamente atuarem em trabalho de campo. Futuras etapas incluem: oficinas temáticas com merendeiros, realização de feira cultural e oficina culinária.
|