27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13a - Formação e educação em saúde na escola |
27813 - O ESPAÇO DA ESCOLA COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA: CONEXÕES ENTRE SAÚDE E EDUCAÇÃO CRISTIANE NUNES PEREIRA - UERGS, NILVO MASULINI DE OLIVEIRA - UERGS, ELIANE MARIA TEIXEIRA FLORES - MSP/BRASIL, KATIA CESA - MSP/BRASIL, CAMILA GIUGLIANI - UFRGS, PATRICIA GENRO ROBINSON - ESP/RS, VANIA ROSELI CORREA DE MELLO - UERGS
Período de Realização A experiência aqui apresentada se desenvolveu no período de março a dezembro de 2017.
Objeto da Experiência Consistiu em um projeto de extensão que buscou articular as temáticas da saúde, educação, cidadania no escopo do Programa Saúde na Escola (PSE).
Objetivos Sensibilizar a comunidade escolar e as equipes de saúde, especialmente, em relação à promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e da promoção da cultura de paz e direitos humanos.
Fortalecer o sentido da participação social e da cidadania
Metodologia Rodas de conversa com alunos, professores, trabalhadores e membros do conselho local de saúde. Visitas à Horta Comunitária. Realização de concurso de desenhos e frases para a criação de uma mascote e escolha do nome do projeto. Oficinas de plantio, compostagem e educação ambiental na mata localizada no terreno da escola com o apoio e orientação de um especialista em Permacultura.
Resultados Aproximação e criação de vínculo entre a escola e a Unidade de Saúde. Envolvimento direto de mais de 100 (cem) atores da comunidade escolar (pais, professores, funcionários e estudantes), trabalhadores da saúde da USF, integrantes do Conselho Local de Saúde, além de outros que foram sendo descobertos e agregados no processo tais como a parceria iniciada com o Conselho Popular da região. Além disso, o trabalho tem sido fortemente marcado pelo incentivo ao exercício da participação e cooperação.
Análise Crítica Ao articular participação social e cidadania, tomando como referência as ações desenvolvidas pelo Programa Saúde na Escola (PSE), este projeto de extensão procurou constituir-se em uma estratégia de integração da saúde e da educação para o desenvolvimento e qualificação das políticas públicas brasileiras. A dificuldade de conciliar o trabalho do PSE com a demanda da unidade de saúde, a greve dos professores estaduais e dos municipários foram algumas das dificuldades encontradas.
Conclusões e/ou Recomendações Na perspectiva deste projeto, a participação social é modo de agir que se aprende/experimenta em diversos âmbitos da vida e que, tal qual a proposta da permacultura e da agrofloresta, requer um tempo para ser cultivada. Assim, não é de uma hora para a outra que alguém se torna um cidadão atuante na sociedade. A participação social pode e deve ser fomentada enquanto processo de aprendizagem no qual o espaço da escola é fundamental.
|