27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13a - Formação e educação em saúde na escola |
23326 - AÇÕES DE SAÚDE NA ESCOLA A PARTIR DA INTEGRAÇÃO ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE EM REFICE-PE ADRIANA LOBO JUCÁ - UFPE; PCR, JÚLIA MIRANDA DO NASCIMENTO - UFPE, MARIA MIKCAELY GOMES DE LIMA - UFPE, MARINA EMANUELLE DA SILVA SANTOS - UFPE, RAFAELY PAULINO BATISTA - UFPE, TAYNNAH KAROLINE PEREIRA MÁXIMO - UFPE
Período de Realização A experiência foi realizada entre agosto e novembro de 2017, com atividades uma vez por semana.
Objeto da Experiência Ações de educação em saúde nas escolas e creches do bairro de Boa Viagem, Recife – PE, integrando ensino, serviço de saúde e comunidade.
Objetivos Descrever ações de educação em saúde vividas por estudantes de Terapia Ocupacional em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família; Relatar ações em instituições não cobertas pelo Programa de Saúde na Escola (PSE), com enfoque em temáticas que buscam alcançar os componentes propostos pelo mesmo
Metodologia Para a confecção deste trabalho, foram analisados os diários de campo semanais das atividades realizadas, com embasamento teórico em publicações de bases de dados, como Scielo, e os Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar e Revista de Terapia Ocupacional da USP, a fim de justificar as ações realizadas e contribuições geradas àquela população.
Resultados Com as ações sobre saúde bucal, higiene pessoal e prevenção ao suicídio nas escolas e creches da comunidade, foi perceptível que o público demonstrava conhecimento sobre as temáticas abordadas, porém necessitam incorporar algumas práticas ao seu cotidiano de forma significativa. Além disso, houve envolvimento com os professores, que interagiam durante as atividades e alta demanda dos adolescentes para saúde, sendo notório a necessidade de mais ações no ambiente escolar.
Análise Crítica O PSE foi constituído para identificar as condições de saúde das crianças e adolescentes em período escolar, desenvolvendo de ações promotoras de saúde e preventivas aos agravos e doenças, além da educação permanente e capacitação dos profissionais da educação e da saúde e de jovens. Portanto, observou-se que o PSE é um importante elo entre a população e a saúde e poderia ser utilizado com maior frequência para atrair usuários aos serviços de saúde.
Conclusões e/ou Recomendações Ficou nítida a importância das práticas educativas realizadas pelo NASF no nas escolas e creches, através de ações que são pertinentes as crianças e adolescentes. Assim, pode-se compartilhar conhecimento e tirar dúvidas recorrentes entre eles, sendo evidenciado a necessidade de firmar novas parcerias entre as instituições e as equipes das unidades, enfatizando que o ambiente educacional também é um caminho para a promoção de saúde.
|