27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13a - Formação e educação em saúde na escola |
23241 - USO DA ARTE CÊNICA COMO ESTRATÉGIA PARA EDUCAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA EM POPULAÇÃO ESCOLAR LEONARDO ESSADO RIOS - INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS, JULIANA BORGES DA SILVA FERREIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, MARIA DO CARMO MATIAS FREIRE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Período de Realização Dia C da Ciência - 25 de outubro de 2017.
Objeto da Experiência A performance artística como estratégia para educação e popularização do conhecimento científico em população escolar.
Objetivos Divulgar a importância do conhecimento científico e da pesquisa em saúde/saúde bucal para uma população de escolares.
Metodologia Dois pós-graduandos em Odontologia da Universidade Federal de Goiás produziram e atuaram em uma peça teatral abordando pesquisas e conhecimentos sobre tabagismo, a qual envolveu roteiro, caracterização de personagens e figurino. O espetáculo foi intitulado “Dia C da Ciência: Cigarro? Tô fora!”. Público-alvo: 160 alunos em idades de 11 a 15 anos da Escola Municipal Leonísia Almeida, em Goiânia. Um álbum seriado digital com imagens ilustrativas das falas das personagens foi projetado como cenário.
Resultados A peça foi encenada em quatro sessões, duas antes e duas após o recreio da escola. Cada sessão durou 15 minutos e contou com uma plateia de cerca de 40 escolares. A apresentação divertiu os alunos e favoreceu a compreensão acerca do tema abordado. As personagens Zé Fumaça e Paty Saudável foram agraciadas com salvas de palmas e houve perguntas e depoimentos dos escolares ao final. Também houve elogios por parte dos funcionários da escola, cujo apoio foi essencial para a realização da atividade.
Análise Crítica Observou-se que o objetivo foi alcançado e os resultados satisfatórios. Houve uma boa interação com o público-alvo e foi gratificante receber o reconhecimento da equipe escolar. Ademais, a atividade representou uma resposta concreta à proposta do Dia C da Ciência, uma ação das instituições federais de ensino brasileiras para promover a divulgação e valorização da ciência no país. Ainda, destaque-se que a performance produzida poderá ser reaproveitada em eventos futuros com esta finalidade.
Conclusões e/ou Recomendações Quando se trata de educação e popularização da ciência para a população escolar, estão sendo formados aqueles que serão os pesquisadores do futuro. Logo, é essencial que haja uma atenção diferenciada por parte das instituições de ensino superior no sentido de promover o interesse destes com relação à ciência. Assim, recomenda-se a utilização da arte cênica como opção estratégica para a educação e popularização da ciência neste grupo populacional.
|