27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13a - Formação e educação em saúde na escola |
23145 - ATUAÇÃO MULTIPROFISSIONAL NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA LUIZ GUSTAVO FERNANDES DA ROSA - ULBRA, VIRGÍNIA DA SILVA ACUNHA - ULBRA, MIRIA ELISABETE BAIRROS DE CAMARGO - ULBRA, FRANCIELE SOUZA SANTOS - ULBRA, ELISÂNGELA RODRIGUES CARVALHO DE SOUZA - ULBRA, CASSIA OLIVEIRA KLEIN - ULBRA
Período de Realização A experiência deste estudo se desenvolveu entre os meses de abril e dezembro de 2017.
Objeto da Experiência Foram praticadas as normas da Portaria nº 1.055 de 25/04/2017, em uma Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) do Bairro Mathias Velho/Canoas (RS).
Objetivos Relatar a experiência da atuação multiprofissional no Programa Saúde na Escola em uma EMEI, implementando as novas normas e diretrizes do mesmo.
Metodologia A experiência ocorreu na EMEI Recanto dos Filhotes, coberta pela Equipe de Saúde da Família II (eSF II) da USF União; com 140 crianças matriculadas de 6 meses a 6 anos de idade; realizou-se reunião com a escola para explanação do programa, levantamento das necessidades e cronograma das atividades, realizadas pela eSF II e Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Luterana do Brasil, incluindo Enfermeiro, Médico, Técnico de enfermagem, Farmacêutica, Dentista e Fonoaudióloga.
Resultados A realização de avaliação antropométrica, da acuidade visual e saúde oral, abordando ludicamente saúde e higiene, saúde bucal, voz/audição, prevenção de acidentes com medicamentos às crianças; primeiros socorros e saúde da voz/audição aos docentes, através da ação multiprofissional, forneceu maior escopo de conhecimentos, obtendo relatos positivos das crianças, professores e pais frente ao cuidado e ensino em saúde escolar. Foram as primeiras ações de educação e promoção em saúde na escola.
Análise Crítica A educação e promoção da saúde em ambiente escolar sofrem devido ao desafio imposto aos setores de educação e saúde para a intersetorialidade, fato este superado apenas através do comprometimento para além do biomédico. Sendo a atuação multiprofissional estratégica para bons resultados do programa na busca por um estilo de vida saudável; assim, a comunidade escolar e as famílias reconhecem o programa à medida que os setores se aproximam e planejam as intervenções conforme necessidades locais.
Conclusões e/ou Recomendações A implementação do programa em EMEI compreende oportunidade para o ensino de cuidados de saúde desde cedo, visando a melhor qualidade de vida e saúde; sendo a ação multiprofissional essencial na avaliação, educação e promoção em saúde, trabalhando de forma holística e integral sobre as necessidades da comunidade escolar, considerando as novas normas do programa que flexibilizam a organização de ações locais e estimulam a aproximação dos setores.
|