28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO13ae - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 31 |
27195 - CONTRIBUIÇÕES DO CAMPO DA SAÚDE COLETIVA E DA DISCUSSÃO DA INTEGRALIDADE NA FORMAÇÃO EM SAÚDE MANOEL MARTINS VIEIRA - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA DA UFF, MOEMA GUIMARÃES - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA DA UFF, MONICA DE REZENDE - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA DA UFF, MONICA TEREZA CHRISTA MACHADO - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA DA UFF
Período de Realização A experiência relatada realizou-se durante os 2 semestres letivos de 2017.
Objeto da Experiência
O trabalho realizado com alunos da disciplina Trabalho de Campo Supervisionado (TCS1B) do curso de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Objetivos Discutir os conceitos de integralidade, determinantes sociais e vulnerabilidade e sua relação com o ciclo de vida. Aproximar os alunos de diferentes cenários de aprendizagem. Proporcionar espaços de vivências do ato de cuidar com destaque para as dimensões humana, cultural, social e política.
Metodologia A disciplina ocorre 2x/semana no 2º semestre da graduação. A turma é dividida em grupos temáticos sob a coordenação de professores com diferentes formações. Este trabalho relata a experiência de 4 grupos: Promoção e Determinantes Sociais da Saúde; Atenção Integral à saúde dos adolescentes, Idosos e populações vulneráveis. No decorrer das atividades, a parceria com a rede de serviços do SUS proporciona aos alunos pluralidade na compreensão dos desafios cotidianos do cuidado à saúde.
Resultados Os alunos produzem, ao longo do semestre, seis relatórios de campo e duas resenhas de textos indicados pela disciplina. Esse material permite aos professores acompanhá-los na construção de novos conhecimentos a partir da articulação de informações científicas com reflexões críticas sobre o vivenciado. Assim, a disciplina reforça a contribuição da Saúde Coletiva na formação médica, dando, desde o início, visibilidade a aspectos sociais e culturais importantes para a prática destes profissionais.
Análise Crítica O TCS1B é desenvolvido como um dispositivo de ensino, pesquisa e extensão. As trocas ocorridas com a Rede de Atenção à Saúde ao longo da disciplina permitem a problematização da realidade tanto dos serviços quanto dos espaços de ensino, produzindo demandas importantes de colaboração. Para os alunos ficou clara a necessidade de articular ações interdisciplinares e intersetoriais. A formação ainda é marcada pela fragmentação dos conhecimentos por setores, disciplinas e categorias profissionais.
Conclusões e/ou Recomendações A avaliação final dos alunos demonstrou que, apesar da formação ainda ser marcada pela fragmentação, os conceitos pedagógicos e as vivências nos diferentes campos propostos permitiram, aos diferentes grupos, a apreensão do conceito da integralidade. Permitiram, também, compreender a importância dos determinantes sociais da saúde e das dimensões social e política no processo saúde-doença.
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