28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO13ae - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 31 |
25431 - EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO PROGRAMA ACADEMIA DA CIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE RESIDENTES EM SAÚDE DA FAMÍLIA. LARISSA ANGÉLICA SILVA LIMA LOPES - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE, FABÍOLA MARIA PAES DE LYRA - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE, JULIANA PEIXOTO DA SILVA - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE, MARIA PATRÍCIA WANDERLEY DA CRUZ - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE, ANA CECÍLIA PRIMAVERA ARANTES - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE, BÁRBARA LETÍCIA DE CASTRO SILVA - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE, BRÍGIDA GABRIELE ALBUQUERQUE BARRA - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE, JENNIFER SILVA BARBOSA - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE, JESSICA MARGARIDA CASTRO DOS SANTOS - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE, LEIZA MELO SOUSA - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE
Período de Realização As atividades educativas iniciaram-se em setembro de 2017 e se encerrarão em março de 2018.
Objeto da Experiência As atividades educativas realizadas no cenário de estágio estratégico no Programa Academia da Cidade (PAC).
Objetivos Relatar as vivências de práticas de educação em saúde realizadas por residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF) durante o estágio no PAC.
Metodologia As atividades educativas em saúde ocorreram em um polo do PAC, situado no bairro de UR5/COHAB de Recife. As ações foram planejadas e executadas pelas residentes do da RMSF da Secretaria de Saúde do Recife, que se dividiram em grupos para atender as três turmas existentes no polo e garantir a participação dos usuários. Os temas das atividades foram demandados pelos próprios usuários, sendo adequados ao perfil de cada turma e expostos no formato de rodas de conversa e dinâmicas educativas.
Resultados A participação das residentes foi norteada por ações de educação em saúde, pautadas na troca e construção coletiva de conhecimento. As atividades abordaram vários temas como: saúde da mulher, hipertensão e diabetes, saúde bucal, depressão, alimentação saudável, saúde da coluna, autoimagem, além da avaliação antropométrica realizada a cada dois meses, em todas as turmas. Contabilizando, até o momento, uma média de 36 encontros nesse período, levando em consideração as três turmas do polo.
Análise Crítica O PAC é um equipamento estratégico que promove hábitos de vida saudáveis através da prática de atividade física. A inserção da RMSF nesse campo de prática, nos fez ver que hábitos de vida saudáveis vão além da atividade física e boa alimentação e que todos os profissionais de saúde podem contribuir com a promoção da saúde. A aproximação com o PAC foi fundamental para alcançar os objetivos de entender o contexto da comunidade e trabalhar em cima das demandas levantadas pelos usuários.
Conclusões e/ou Recomendações Recomendamos a inserção de outros programas de residência no PAC, a fim de ampliar o olhar sobre o sujeito. Pois, pontos de vista variados, aumentam as chances de olhar o usuário de forma integral. Assim, percebe-se a educação em saúde como uma ferramenta promissora para inserção de outros profissionais no PAC, com resultados positivos na construção de uma vida mais saudável, desde que construída e executada com os usuários.
|