28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO13ae - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 31 |
24483 - CONTRIBUIÇÕES DAS CIÊNCIAS SOCIAIS E SUA INTEGRAÇÃO COM A CIÊNCIA DA SAÚDE NA FORMAÇÃO EM ODONTOLOGIA LUCIANE MARIA PILOTTO - UNIVATES E UFRGS, GABRIEL TREVIZAN CORRÊA - UNIVATES, ALESSANDRO MENNA ALVES - UNIVATES, ALINE MACAREVICH - UNIVATES, SANDRO FROHLICH - UNIVATES, MAURÍCIO FERNANDO NUNES TEIXEIRA - UNIVATES, ANDREAS RUCKS VARVAKI RADOS - UNIVATES
Período de Realização Atividades desenvolvidas do segundo semestre de 2015 até o final de 2017 na Univates-Lajeado/RS
Objeto da Experiência A contribuição das ciências sociais e da saúde na formação do cirurgião-dentista generalista, humanista, ético e comprometido com a realidade social.
Objetivos Descrever a experiência do curso de odontologia da Univates utilizando metodologias ativas de ensino e aprendizagem, as quais têm o estudante como centro desse processo e a preparação de recursos humanos para atuar no sistema de saúde brasileiro com o aporte das ciências sociais e da saúde.
Metodologia O Curso de Odontologia da Univates possui um currículo modular integrado e usa metodologias ativas para o processo de ensino e aprendizagem. Durante os todos os semestres letivos está previsto uma carga horária para trabalhar as ciências sociais e humanas, com carga horária maior nos semestres iniciais. Os professores procuram integrar as áreas utilizando técnicas pedagógicas que podem ser abordadas e retomadas em diversos momentos, como situações-problemas, textos e casos clínicos.
Resultados O currículo utilizado favorece a integração dos eixos (saúde, sociedade e cidadania; educação permanente; integralidade da atenção à saúde e organização do processo de trabalho) e dos conteúdos, estimulando a abordagem ampliada dos assuntos e considerando a complexidade da sociedade ao invés do interesse de uma disciplina. Assim, facilita a compreensão pelos estudantes e professores das determinações sociais da doença e da necessidade destas áreas conversarem para favorecer a saúde da população.
Análise Crítica É imprescindível o aporte das ciências sociais para a formação de cirurgiões-dentistas generalistas e comprometidos com a realidade social. Além disso, há a necessidade de utilizar metodologias de ensino que exijam reflexão crítica dos estudantes e que os estimulem a buscar e construir o conhecimento. Esta não é tarefa fácil, é preciso desconstruir a lógica da metodologia tradicional de transferência de conhecimento e construir espaços de debate coletivo que garantam a integração.
Conclusões e/ou Recomendações Trabalhar os conteúdos das ciências sociais e da saúde de forma integrada favorece a formação de recursos humanos mais éticos, críticos e compreensivos das condições sociais e humanas que influenciam na saúde dos indivíduos e populações. Técnicas pedagógicas que transformam o estudante em sujeito ativo capaz de construir conhecimento e transformar a sociedade são fundamentais para a formação em odontologia para o sistema de saúde vigente.
|