Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO13ad - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 30

28816 - A PRODUÇÃO DE JOGOS ANALÓGICOS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE: RELACIONAR, COMUNICAR E TRANSFORMAR
CYNTHIA MACEDO DIAS - ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO / PUC-RIO, JACKELINE LIMA FARBIARZ - PUC-RIO


Apresentação/Introdução
O ensino integrado objetiva uma formação emancipatória e comprometida com a transformação social. É necessário elaborar estratégias que considerem a complexidade dessa proposta, colocando alunos e professores como sujeitos do processo educacional. Propomos uma reflexão sobre as aproximações entre o ensino integrado e a produção de jogos, como artefatos culturais.


Objetivos
O objetivo deste artigo é discutir uma estratégia de aprendizagem baseada na produção colaborativa de jogos analógicos por professores e alunos, na Educação Profissional em Saúde, especialmente na perspectiva do ensino integrado.


Metodologia
A pesquisa aqui apresentada constitui-se de reflexão teórica a partir de revisão de literatura referente à conceituação de jogos, às relações dos jogos com a cultura humana, à comunicação e interação humanas por meio da linguagem e do jogo, e à educação profissional em saúde, em especial no âmbito do ensino integrado.
Entre os autores visitados, encontram-se Huizinga, que traz a relação intrínseca do jogo com a cultura; Walter Benjamin, com a reflexão sobre a miniaturização e a produção de semelhanças no jogo; Lemke, na perspectiva da multimodalidade inerente aos jogos analógicos e digitais, e Gaudêncio Frigotto e Ronaldo Araujo, na defesa do ensino integrado como postura e proposta política.



Resultados
Os jogos são uma forma de “miniaturizar” processos e contextos; estimular o olhar integrador, que considere as partes no seu todo; conectar saberes; e sua produção aponta para o desenvolvimento de autonomia dos estudantes, no processo de criação coletiva que mobiliza a força criadora de cada um. Ao produzir as regras de um jogo, as relações de causalidade estão nas mãos dos alunos, que, com a mediação dos professores, encontram um espaço para problematizar as mediações e determinações presentes em situações sociais e históricas. Esse processo mobiliza ainda a criação em multimodos discursivos, pois demanda não apenas a criação de textos verbais como também visual e das regras em si.


Conclusões/Considerações
A criação de jogos, como práxis, tem muitas aproximações com a perspectiva do ensino integrado, embora não possa prescindir de uma mediação informada pelos princípios de interdisciplinaridade, contextualização e compromisso com a transformação social, a fim de promover uma formação emancipatória. Os jogos, enquanto artefatos culturais que mediam relações entre seres humanos, também são mediadores de conhecimento sobre o mundo.

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