28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO13ad - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 30 |
28536 - DIAGNÓSTICO DAS CONDIÇÕES DE VIDA E SITUAÇÃO DE SAÚDE DE MARICÁ-RJ COMO SUBSÍDIO PARA FORMULAÇÃO DE CURSO DE VIGILÂNCIA POPULAR EM SAÚDE NO CONTROLE DAS ARBOVIROSES RAIANE FONTES DE OLIVEIRA - EPSJV/FIOCRUZ, EDILENE MENEZES PEREIRA - EPSJV/FIOCRUZ, GLADYS MIYASHIRO MIYASHIRO - EPSJV/FIOCRUZ, MAURÍCIO MONKEN - EPSJV/FIOCRUZ, FELIPE BAGATOLI - EPSJV/FIOCRUZ, BARBARA VALENTE - EPSJV/FIOCRUZ, LUCIANA SEPÚLVEDA KOPTCKE - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ/FIOCRUZ, MAURO DE LIMA GOMES - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, MIGUEL ERNESTO DE OLIVEIRA - MUSEU DA VIDA/FIOCRUZ, GILSON ANDRADE - PREFEITURA DE MARICÁ
Apresentação/Introdução O agravante quadro de nascidos com microcefalia nos últimos três anos no Brasil, chamou a atenção para um grave problema na saúde pública, a epidemia de Zika. Neste cenário, tornou-se necessária a agilidade das pesquisas sobre arboviroses e urgência no combate ao vetor Aedes aegypti, responsável por transmitir o vírus da Zika.
Objetivos Elaborar Diagnóstico das Condições de Vida e Situação de Saúde de Maricá/RJ para compreender o panorama da epidemia de Zika no território e obter elementos para formulação de Curso de Vigilância Popular em Saúde para o controle das arbovirores.
Metodologia Foi realizado levantamento bibliográfico (50 artigos), análise de 58 documentos oficiais, pesquisa de relatos de experiência do IdeaSUS e Feira de Soluções para Saúde - Zika e coleta de dados socioeconômicos, culturais e epidemiológicos do município de Maricá na escala de setores censitários do Censo IBGE 2010 no período de 2015 a 2017. Os critérios de inclusão foram estudos relacionados às arboviroses, como microcefalia, determinantes sociais, mobilização popular, saneamento. Também foram previstas reuniões com atores locais da Prefeitura e do IF de Maricá para seleção dos territórios em que serão ofertados o Curso.
Resultados Os documentos oficiais e os artigos foram analisados na perspectiva de compreender o cenário de emergência sanitária que se instalou no Brasil e a inovação no combate ao vírus da Zika e outras arboviroses. Foram elaborados 21 mapas temáticos para analisar espacialmente as condições socioeconômicas, ambientais, sanitárias do território (acesso à água canalizada, esgotamento sanitário, coleta de lixo regular, taxa de alfabetização, renda per capita). Nas reuniões realizadas com a Prefeitura e IF de Maricá foram selecionados os territórios onde será desenvolvido o Curso: Região Oceânica, Inoâ, Itaipuaçu e Centro.
Conclusões/Considerações Este estudo é oriundo do Projeto de Pesquisa Científica e Tecnológica para inovação em Educação e Comunicação para Prevenção da Zika e Doenças correlatas nos Territórios financiado pelo CNPq e Capes. A pesquisa encontra-se em andamento e servirá como subsídio para a formulação do Curso de Vigilância Popular em Saúde no controle das arbovirores.
|