Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO13ad - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 30

25427 - ALEITAMENTO MATERNO: DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
DOUGLAS DIAS DUARTE - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, ALESSANDRA FREITAS MENDONÇA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, HELEN CAMPOS FERREIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, MIRIAM MARINHO CHISZOSTIMO - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE., TATIANA NASCIMENTO BARROS - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, RAÍ DA ROCHA MOREIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, RAQUEL DOS SANTOS SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE


Apresentação/Introdução
A formação do Enfermeiro prevê que ele tenha habilidades, competências para o cuidado do individuo e coletividade. O aleitamento materno é uma temática desafiadora, pois ressalta a cultura, a subjetividade, o poder de comunicação e processo de educação em saúde que resulta em benefícios para a saúde da mulher e da criança, com repercussões positivas para o bem - estar da família.


Objetivos
Discutir os aspectos biopsicossociais que interferem no aleitamento materno com vistas à formação do enfermeiro para atuar como educador junto á mulher e família e identificar limites e possibilidades de intervenção para manutenção do aleitamento materno exclusivo.


Metodologia
Trata-se de revisão bibliográfica de literatura com levantamento realizado através de artigos indexados na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), com corte temporal de 10 anos. Os filtros aplicados para seleção dos artigos foram: texto completo disponível, idioma (português, inglês), ano de publicação (2006 a 2016) e o tipo de documento (artigo). Os descritores utilizados foram: enfermagem, educação, aleitamento materno. Quando agrupados e aplicados os métodos de seleção, chegou-se a um total de vinte e oito artigos, em seguida, em nova filtragem utilizou-se como critério de exclusão a repetição do conteúdo, resultando 18 artigos selecionados. Manuais e Resoluções também foram adicionados ao estudo.


Resultados
As matrizes curriculares mostraram-se defasadas em relação aos ditames sociais. A literatura revela que conhecimentos técnico-científicos são fundamentais para a atuação desse profissional. Porém e, sobretudo, a abordagem, a escuta atenta aos fatores que implicam a compreensão da mulher sobre aleitamento materno exclusivo, geram estratégias de educação e ferramentas de controle de qualidade do cuidado realizado. Houve desmistificação de crenças e tabus encontradas no dia a dia do usuário, por enfermeiros que em sua formação, tiveram disciplinas que os fizeram entender o processo do aleitamento e a diversidade de estratégias de educação em saúde.


Conclusões/Considerações
Na formação do enfermeiro é fundamental desmistificar o aleitamento materno, pois dessa forma poderá, enquanto profissional, realizar educação em saúde, proporcionando satisfação tanto para a mãe quanto para o bebê e família. O aleitamento materno exclusivo é tema de dimensão social inesgotável, que precede compreensão humanizada, sociodemográfica contextualizado abrangente, porém único para a mulher e seu filho.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360