28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO13ac - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 29 |
23222 - O POTENCIAL TRANSFORMADOR DA TROCA: VIVÊNCIA DE UMA ESTUDANTE DO SUDESTE EM ASSENTAMENTO NO NORDESTE TALITA CARDOSO ROSSI - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA, EMMANUEL FALCÃO - UFPB, MARIA RITA MARQUES DE OLIVEIRA - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA, CARLA MARIA VIEIRA - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
Período de Realização A vivência foi realizada no período entre 3 a 18 de julho de 2017
Objeto da Experiência Vivência de uma graduanda em Nutrição do Sudeste no Estágio Nacional de Extensão em Comunidade (ENEC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Objetivos Vivenciar o cotidiano de comunidade em vulnerabilidade socioeconômica para aprofundamento do conhecimento sobre realidade no território, a fim de contribuir para o conjunto de intervenções desenvolvidas pela Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFPB em parceria com outras entidades.
Metodologia Ocorreu processo preparatório de três dias, no qual a Metodologia para Mobilização Coletiva e Individual foi introduzida. Em seguida, os extensionistas (denominados viventes) foram alocados em duplas à Zona da Mata – PB, onde conviveram com uma família da área rural por 12 dias, participando das dinâmicas cotidianas. Para avaliação, as duplas se reuniram com o coordenador do projeto em roda de conversa com posterior produção de relato sobre a experiência individual.
Resultados Presença de elementos da cultura regional, como consumo de milho e mandioca, Carimbó, Babau, laços familiares e religiosidade. Problemáticas observadas: desvalorização da agricultura e desinteresse da juventude; pouco conhecimento de agroecologia, uso abusivo de agrotóxicos e ausência de assistência técnica; dependência em programas federais de alimentos; alto consumo de gorduras, sobrepeso e Estratégia Saúde da Família sem apoio de nutricionista; violência contra a mulher; baixa escolaridade.
Análise Crítica A proximidade e convívio com as famílias impulsionou uma leitura de realidade mais sensível por parte dos estudantes, permeada pelo vínculo e solidariedade. Por outro lado, a presença do olhar crítico e reflexivo acerca dos acontecimentos cotidianos direcionado para a resolução das injustiças sociais e superação do individualismo, representa um passo no sentido de operar mudanças já que tem o potencial de despertar na comunidade o desejo de transformação da realidade.
Conclusões e/ou Recomendações A experiência de imersão com a profundidade proposta pelo programa é transformadora ao promover o encontro com o outro, a troca de conhecimentos e a transculturalidade. Possíveis desdobramentos: criação de espaço de debate acerca da função social e potencial transformador da universidade; garantia de aprendizagem significativa para os estudantes e voltada para interesses sociais; ampliação da visão da atuação do nutricionista.
|