28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO13ac - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 29 |
21584 - IMPLEMENTANDO AÇÕES PARA PROMOÇÃO DA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO AOS DISCENTES DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA ENSP/FIOCRUZ: O CASE PROJETO NORMALIZAÇÃO SIMONE FAURY DIB - FIOCRUZ, VANIA GUERRA DA SILVA - FIOCRUZ, GIZELE DA ROCHA RIBEIRO - FIOCRUZ
Período de Realização Iniciado em 05/2016, o projeto foi elaborado pela Biblioteca de Saúde Pública (BibSP)/Icict/Fiocruz.
Objeto da Experiência Projeto para normalização da apresentação da produção acadêmica dos cursos de doutorado, mestrado, especialização e residência da Ensp/Fiocruz.
Objetivos Apresentar informações sobre o projeto Normalização e sua importância para a autonomia dos pesquisadores da área de Saúde Pública na padronização de seu trabalho acadêmico, visando a garantia da qualidade da produção técnico-científica e a transferência e recuperação eficaz da informação.
Metodologia O público-alvo é a comunidade acadêmica da Fiocruz, em especial Ensp. Técnicas para implementação do projeto: pesquisa realizada em sites, visando mapear documentos governamentais sobre o tema, manuais de normalização de instituições de ensino e pesquisa brasileiras e documentos que indiquem as demandas da comunidade científica da instituição; análise da documentação encontrada; composição de grupo de trabalho (GT) multidisciplinar para construção colaborativa do instrumento de padronização.
Resultados Verificou-se cerca de 68 documentos governamentais sobre a pós-graduação no país para obter informações sobre o formato de trabalhos de conclusão de curso (TCC). Destaca-se a exigência pela CAPES de menção nos trabalhos ao apoio recebido por convênios e a portaria MEC nº 17/09. Analisou-se 72 manuais de normalização, onde 60% indicam o uso do formato tradicional para TCC, 4% o alternativo e 36% ambos os formatos. Os documentos Fiocruz e Ensp apontam o uso dos dois formatos.
Análise Crítica A análise dos dados aponta o formato alternativo (artigos, capítulo de livros, livros etc.) como opção para elaboração do TCC, principalmente teses e dissertações. Contudo, a norma ABNT NBR 14724/2011 não aborda esta questão assim como não menciona orientações quanto à padronização de TCC elaborados no âmbito de convênios. Poucos documentos governamentais tratam deste tema. Nesse cenário, é essencial que o produto do projeto aborde estas questões de forma objetiva, facilitando sua utilização.
Conclusões e/ou Recomendações O produto do projeto deve ser atual, dinâmico, flexível, efetivo e inovador, abordando os formatos de TCC e questões que permeiam o tema, auxiliando os pesquisadores e contribuindo para sua autonomia. Como desdobramentos do projeto, espera-se implementar outras ações visando promover cada vez mais a competência em informação, como o desenvolvimento de disciplina/curso/oficina sobre o tema e sistema online de comunicação e padronização.
|