28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO13ab - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 28 |
27014 - QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO EM UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. SILMARA BEATRIZ STEINMETZ - NUTRICIONISTA CLÍNICA, FABIANE GUIGIOLINI CUNEGATTO - FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE DE SANTA ROSA/RS, MARISTELA BORIN BUSNELLO - UNIJUÍ
Período de Realização Setembro de 2014 a janeiro de 2015
Objeto da Experiência Qualificar o atendimento dos idosos e proporcionar uma nova forma de organizar a demanda dos atendimentos a este grupo populacion al
Objetivos 1- Ampliar a cobertura de acompanhamento de idosos;
2- Melhorar a adesão dos idosos ao Programa de Atenção à Saúde do Idoso;
3- Melhorar a qualidade da atenção ao idoso na unidade de saúde;
4- Melhorar registros das informações;
5- Mapear os idosos de risco da área de abrangência;
Metodologia Intervenção com base na metodologia de trabalho do curso de especialização em Saúde da Família da UFPEL (UFPEL, 2014). As ações ocorreram em 4 eixos: Organização e Gestão do Serviço; Engajamento Público; Qualificação da Prática Clínica e Monitoramento e Avaliação, sendo o acompanhamento individual dos idosos realizado e registrado numa ficha-espelho conforme classificação de risco e indicadores de fragilidade.
Resultados Cadastrou-se 148 idosos, cerca de 27% dos idosos do território, o que corresponde a 90% da meta inicial. A classificação de risco gerava uma data aproximada para o retorno deste idoso à unidade. Para garantir que a equipe absorve-se esta nova demanda reservou-se horários de atendimento nas agendas dos profissionais, principalmente do médico que era a agenda com menor disponibilidade. Com a classificação de risco e data de retorno, os idosos sentiram-se mais seguros em relação ao seu cuidado.
Análise Crítica Atualmente não existem fichas na fila para os idosos, substituídas por agendamento de consultas diários. A procura por agendamento de consultas tem diminuído conforme o avanço no cadastro dos idosos. Inverteu-se a lógica de atendimento para um acompanhamento longitudinal. Houve melhora do trabalho da equipe, a descentralização das ações e das responsabilidades. A aceitação de novos desafios e o comprometimento da equipe foram chave para o sucesso do trabalho.
Conclusões e/ou Recomendações A intervenção qualificou o atendimento dos idosos e proporcionou nova forma de organização da demanda. O trabalho em equipe foi fundamental para o sucesso da intervenção. Atualmente a equipe busca implantar o sistema de acolhimento da demanda espontânea e pode-se afirmar que o projeto de intervenção foi importante para que a equipe se sinta segura para encarar este novo desafio, pois os profissionais sentem-se mais comprometidos com os usuários.
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