28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO13ab - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 28 |
24945 - EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO DISPOSITIVO PARA A AMPLIAÇÃO DO ACESSO À SAÚDE E INCLUSÃO NO TERRITÓRIO MICHELE - UFF, MICHELE ANTUNES NACIF - UFES, CRISTINA RUAS - UFF, MARIA CRISTINA GUIMARÃES - ICICT/FIOCRUZ, ALUÍSIO GOMES DA SILVA JÚNIOR - UFF
Período de Realização Início: Outubro de 2017- em andamento.
Objeto da Experiência O curso EAD Acesso à Saúde informação, comunicação e equidade como dispositivo para a educação permanente de trabalhadores do SUS no campo da inclusão
Objetivos Oferecer qualificação aos profissionais de saúde inseridos em diferentes níveis da rede de atenção à pessoa com deficiência (RAS/SUS) para identificação de dispositivos e mobilização de estratégias de informação, comunicação e cuidado com vistas a potencializar o acesso à saúde integral e a equidade
Metodologia A modalidade de ensino à distância foi o caminho encontrado para viabilizar a formação dos profissionais de saúde do SUS no Estado do Rio de Janeiro. Sob a perspectiva da interdisciplinaridade a metodologia de ensino buscou incorporar os princípios da aprendizagem significativa, tendo como foco a reflexão/ação de saberes e práticas construídas no campo de atenção à saúde da pessoa com deficiência, à luz das diretrizes da política de atenção à PCD–autonomia, cidadania, alteridade, EPS e inclusão
Resultados O conjunto de atividades desenvolvidas até o presente momento tem mostrado um grande potencial de promover a sensibilização e a reflexão do trabalhador do SUS acerca do tema, trazendo como ponto de partida os princípios da alteridade e do cuidado em saúde à pessoa com deficiência (PCD). O curso já se configura como um espaço de interlocução no qual os saberes compartilhados promovem o debate inicial de temas relevantes na área e resultem na resignificação do cuidado produzido nos territórios.
Análise Crítica Nos caminhos da pesquisa na Educação Permanente, nos confrontamos com um fazer cotidiano no qual a dimensão do inusitado e da imprevisibilidade do trabalho são partes integrantes do campo em que se encontram trabalhadores e usuários. Tal campo convoca os sujeitos nele envolvidos, a se depararem diariamente com situações que não se encontram em manuais ou protocolos. E por essa razão, precisam produzir em ato estratégias de intervenção que tragam resolubilidade às situações enfrentadas no território.
Conclusões e/ou Recomendações O curso se apresenta como uma iniciativa para fomentar espaços de formação, no campo da inclusão, para profissionais de saúde e áreas afins atuantes. O mesmo está alinhado às metas do plano “Viver sem Limite” e busca contribuir para potencializar as estratégias de acesso e inclusão na saúde das pessoas com deficiência. Os resultados iniciais destacam a resignificação do olhar do profissional de saúde, e sobretudo da atenção em saúde às PCD.
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