Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO13ab - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 28

24521 - O PROCESSO DE TERRITORIALIZAÇÃO NO CURSO TÉCNICO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE (CTVISAU) PARA AGENTES DE CONTROLE DE ENDEMIAS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
MAURÍCIO MONKEN - EPSJV/FIOCRUZ, GRÁCIA GONDIM - EPSJV/FIOCRUZ, EDILENE MENEZES - EPSJV/FIOCRUZ, FELIPE BAGATOLI - EPSJV/FIOCRUZ, JULIANA CHAIBLIC - EPSJV/FIOCRUZ, BÁRBARA VALENTE - EPSJV/FIOCRUZ


Período de Realização
Foram concluídas 12 turmas de 2012 até 2016 e atualmente existem 4 turmas em andamento.


Objeto da Experiência
A formação na Vigilância em Saúde através de uma proposta de educação territorializada que conjugue ações assistenciais às de promoção e proteção.


Objetivos
A formação de trabalhadores no CTVISAU através de procedimentos pedagógicos, tendo como base teórico-metodológica a ‘técnica de territorialização em saúde’ na elaboração de diagnósticos territoriais das condições de vida e situação de saúde e sua adoção nas práticas dos serviços.


Metodologia
Esta técnica tem como forma de apreensão da realidade social o reconhecimento do território em sua totalidade. Uma pedagogia do território vivido que, por meio de trabalhos de campo investigativos, utiliza instrumentos territorializados como o mapeamento, a coleta de dados primários e a pesquisa secundária, que fazem emergir a voz do lugar. O trabalho de campo relaciona os conteúdos ministrados em sala de aula com a apreensão da realidade social encontrada na pesquisa.


Resultados
O CTVISAU é produto de uma parceria entre a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio com a Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. O processo formativo tem a territorialização como eixo central do currículo e foi realizado pelos discentes ao longo do curso em 43 unidades de saúde na cidade do Rio de Janeiro resultando na construção dos diagnósticos territoriais. Foram 320 egressos em 12 turmas até 2016 e atualmente existem 4 turmas em andamento.


Análise Crítica
A educação territorializada se opõe à aprendizagem mecânica ou memorística, que se dá com a absorção literal e não substantiva da nova informação, habitualmente empregada nos treinamentos em serviço que são oferecidos aos agentes de saúde do SUS, que têm como base uma dicotomia histórica do sistema de educação brasileiro, que separa os estudos de natureza teórica e os de natureza prática, isto é, o “dizer” do “fazer”, fortalecendo a divisão social do trabalho entre os que concebem e controlam.


Conclusões e/ou Recomendações
A territorialização em saúde possibilita identificar e agir sobre as necessidades, riscos, vulnerabilidades à saúde, situações-problema e na identificação de populações específicas e suas singularidades no modo de viver. Como estratégia pedagógica faz com que os discentes e a população realizem a aprendizagem por meio do (re)conhecimento dos contextos de vida no território, induzindo a interatividade entre sujeito e objeto de estudo

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360