28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO13ab - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 28 |
23582 - INTERAÇÃO ENSINO-SERVIÇO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE NO RIO DE JANEIRO: ANÁLISE DESSE PROCESSO CAROLINA S. F DE SÁ - IIFRJ, THAYNÁ CAETANO DA SILVA - IFRJ, EDNEIA APARECICA LEME - IFRJ, MICHELLE GUIOT MESQUTA - IFRJ/ ENSP, BISMARCK A. MOREIRA DA COSTA - IFRJ
Período de Realização 29/03/2017 a 26/07/2017
Objeto da Experiência Interação ensino-serviço de estagiários de Fisioterapia do Instituto Federal do Rio de Janeiro com equipe de Unidade Básica de Saúde do Rio de Janeiro
Objetivos Analisar o processo de interação ensino-serviço entre estagiários do curso de Fisioterapia do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) com equipe de Unidade Básica de Saúde (UBS) do Rio de Janeiro e propor atividades que contribuam no desenvolvimento das relações e da aprendizagem dos estagiários
Metodologia Metodologia da problematização, seguindo o percurso do Arco-Maguerez: observação da realidade, pontos-chaves, teorização, propostas de solução e projeto de intervenção na realidade. O contato com a realidade permitiu um olhar continuo sobre cada processo vivido na UBS. A eleição dos pontos-chave se deu por meio da leitura de relatórios semanais das atividades realizadas, seguido de teorização acerca dos problemas, que subsidiou a elaboração de diversas hipóteses de solução e uma proposta de ação
Resultados Na primeira fase observou-se fragmentação da produção de cuidados e a desvalorização da presença do estágio. Na segunda: vínculo, formação em saúde, interação ensino-serviço, estágio profissional foram elencados e pautaram a teorização. Nas últimas fases sugeriu-se maior participação dos estagiários em visitas domiciliares, realização de debates sobre o papel da equipe do serviço na formação dos estudantes, participação destes nas reuniões de equipe e maior aproximação dos agentes comunitários.
Análise Crítica A formação profissional em Fisioterapia na maioria das instituições de ensino é pautada nas especialidades sem o olhar para o enfrentamento dos determinantes sociais de saúde e com pouca ênfase no SUS. Não é possível pensar em mudança na formação desses profissionais sem a discussão sobre os desafios da articulação ensino-serviço, considerando o estágio um momento privilegiado para refletir sobre a realidade da produção de cuidados, considerando como objetivo central as necessidades dos usuários
Conclusões e/ou Recomendações O processo realizado fomentou o amadurecimento profissional dos atores envolvidos, pois por meio da análise, apropriação téorica e do planejamento de propostas de solução. Sua presença naquele cenário ressignificou e deixou legados que seriam aplicados nas próximas turmas. Possibilitou o fortalecimento dos serviços e do vínculo por meio de estratégias que foram pensadas com a equipe, e que resultou na produção de um projeto de ação a ser aplicado
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