Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO13aa - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 27

24794 - A PROMOÇÃO E CUIDADO EM SAÚDE COM ADOLESCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL CICLO II
FILIPE DA SILVA VELOZO - UFF, MÔNICA TEREZA MACHADO MASCARENHAS - UFF, FABIOLA GIORDANI - UFF


Apresentação/Introdução
A constatação do aumento do número de crianças nas escolas, reforça o argumento de promover saúde. Para tanto, a utilização de metodologias ativas de ensino pode valorizar a participação dos atores envolvidos no processo educacional, o diálogo para mediação, entre outros aspectos intrínsecos à Promoção da Saúde, capazes de tornar o aluno autor do seu próprio conhecimento


Objetivos
Identificar se metodologias ativas pautadas no cuidado e Promoção da Saúde influenciam no estilo de vida do 9º ano do ensino fundamental ciclo II


Metodologia
Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa. Realizou-se uma observação participante na semana antecedente à intervenção. O 9º ano possui 60 alunos divididos em duas turmas. Foram aplicadas a esses alunos entrevistas estruturadas. Também, foram realizados grupos focais com a participação randomizada de 12 alunos de cada turma. Após essa etapa, metade dos alunos de cada turma participou de oficinas da saúde, pertencendo ao grupo intervenção e outra metade ao grupo controle. Após 6 meses de oficinas, as entrevistas estruturadas e grupos focais foram replicados. Foi utilizado como instrumento o questionário da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE).


Resultados
Estudos analisados indicam que melhorias no estilo de vida ainda na adolescência, pode ser transferida para a vida adulta. A seguinte pesquisa apresenta que: adolescentes do sexo masculino, nos grupos intervenção e controle, são fisicamente mais ativos que seus pares do sexo feminino, estando em acordo com a literatura. Na associação da alimentação do escolar, saneamento básico, iniciação sexual, cigarro, álcool e outras drogas, não foram verificadas diferenças significativas nos grupos controle e intervenção. A realização de oficinas de saúde obteve resultados estatisticamente significativos.


Conclusões/Considerações
A Promoção da Saúde pode contribuir para que o educando tenha maior controle sobre sua própria vida e saúde, sendo assim, capaz de tomar decisões mais favoráveis ao seu estilo de vida. A utilização da metodologia ativa corrobora para a inserção do tema transversal saúde na escola, contribuindo para o desenvolvimento do indivíduo enquanto cidadão

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