28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO13z - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 26 |
25927 - EDUCAÇÃO SUPERIOR EM SAÚDE E A PERSPECTIVA DA ATENÇÃO NO SUS – UMA AVALIAÇÃO SOBRE A FORMAÇÃO EM ODONTOLOGIA NO BRASIL LUCIANA NARCISO DA SILVA CAMPANY - ENSP/FIOCRUZ, SERGIO TAVARES DE ALMEIDA REGO - ENSP/FIOCRUZ
Apresentação/Introdução Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação a formação em odontologia deve contemplar o Sistema Único de Saúde, a atenção integral individual e coletiva, de forma regionalizada e hierarquizada, e gerar um perfil profissional generalista aos egressos. A pesquisa analisou as implicações do ambiente de ensino na formação de alunos de uma faculdade de odontologia do Rio de Janeiro
Objetivos Analisar a formação de cirurgiões-dentistas, a partir do conceito de profissionalismo, na percepção de professores, alunos e coordenador de curso de uma das escolas públicas de formação em odontologia do Rio de Janeiro.
Metodologia Os dados foram obtidos em pesquisa qualitativa, que contemplou a realização de entrevistas individuais com professores e alunos do último ano da graduação, a realização de grupo focal com alunos e, ainda, observação participante em clínicas previamente estabelecidas de uma das escolas públicas de formação em odontologia do RJ. Após a transcrição das entrevistas, foram feitas leitura e análise criteriosas dos conteúdos obtidos; sistematização das informações; avaliação e compilamento dos dados; estruturação de diálogos entre os dados obtidos e as referências teóricas utilizadas. Como categorias de análise, usamos as bases estruturais do conceito de profissionalismo - expertise, ética e serviço.
Resultados Os resultados mostraram que a formação de profissionais com o perfil requerido se constitui, ainda, em um grande desafio, que nos faz destacar a importância do papel do docente e do ambiente de ensino na criação das condições necessárias para a formação de egressos que dominem a habilidade técnica requerida para um desempenho profissional de qualidade, assim como a habilidade relacional requerida para o estabelecimento de uma postura ética e respeitosa nas relações entre o profissional e o paciente, os pares e a sociedade.
Conclusões/Considerações 2) A integração ensino-serviço é uma ferramenta de grande importância na busca pela conformação profissional delineada pelas DCN, o que requer investimento da instituição de ensino no preparo de docentes e preceptores para um melhor aproveitamento dos cenários de aprendizagem, objetivando melhorar a qualidade da educação que produz e o cumprir seu papel social, no que tange à prestação de assistência ética, humanizada e resolutiva à população.
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