28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO13z - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 26 |
23601 - COMPETÊNCIAS EM PROMOÇÃO DA SAÚDE NA FORMAÇÃO DE RESIDÊNCIAS MULTIPROFISSIONAIS EM SAÚDE: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DO COMPHP LUCAS DIAS SOARES MACHADO - URCA, SAMYRA PAULA LUSTOZA XAVIER - URCA, ANTÔNIA PRISCILA PEREIRA - URCA, KELLY FERNANDA SILVA SANTANA - URCA, THIÁSKARA RAMILE CALDAS LEITE - URCA, ANDERSON RENNAN PEREIRA MUNIZ PINHEIRO - URCA, MARIA ROSILENE CANDIDO MOREIRA - UFCA, EVANIRA RODRIGUES MAIA - URCA/UFCA, MARISTELA INÊS OSAWA VASCONCELOS - UVA, MARIA DE FÁTIMA ANTERO SOUSA MACHADO - URCA
Apresentação/Introdução As competências em promoção da saúde constituem conjuntos de conhecimentos, habilidades e atitudes fundamentais à prática efetiva de promoção da saúde, sendo, portanto, relevantes à formação de profissionais de saúde. Nesse contexto destaca-se a residência multiprofissional em saúde e seu direcionamento pedagógico favorável ao desenvolvimento de competências.
Objetivos Objetivou-se analisar como as competências em promoção da saúde estão contempladas no processo formativo das residências multiprofissionais.
Metodologia Estudo misto, com estratégia de triangulação concomitante, realizado entre outubro de 2016 e junho de 2017, junto a cinco programas de residência multiprofissional em saúde de duas instituições de ensino do estado do Ceará. A coleta de dados envolveu acesso aos regimentos e projetos pedagógicos de curso dos programas de residência em saúde da família, saúde mental e saúde coletiva, e entrevistas semiestruturadas realizadas com 13 profissionais do corpo docente dos cursos em estudo. Os dados foram organizados com o auxílio do software Alceste e análise de conteúdo, com apoio no referencial teórico do CompHP. O estudo teve aprovação pelo comitê de ética, através do parecer nº 1.973.784.
Resultados Todos os domínios de competências em promoção da saúde do CompHP – possibilidade de mudanças, advocacia, parceria, comunicação, liderança, diagnóstico, planejamento, implementação e avaliação e pesquisa – estão contemplados nos documentos que orientam a formação das residências em estudo. Entretanto, especificamente, não foram reconhecidos na instituição A os domínios advocacia, comunicação e diagnóstico; e o domínio liderança na Instituição B. Reconheceu-se a compreensão de competências enquanto articulação sinérgica de conhecimentos, habilidades e atitudes, por parte do colegiado docente, bem como a visão de saúde coletiva enquanto estratégia para romper e superar o paradigma biomédico.
Conclusões/Considerações Infere-se que a formação da residência multiprofissional contribui para o desenvolvimento de competências em promoção da saúde. Urge a necessidade de propagar formações com estrutura sólida que oportunizem avanços das dimensões cognitivas, psicomotoras e afetivas, tal como a das residências. O referencial do CompHP mostra relevância para nortear e acompanhar o desenvolvimento de competências no campo da promoção da saúde.
|