Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO13z - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 26

23285 - EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL, TRABALHO EM EQUIPE E PRATICA COLABORATIVA: A VISÃO DO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO.
LEONARDO SALES LIMA - UESPI, GEANNE MORAES PIRES - UESPI, MARILENE DE CASTILHO SÁ - ENSP/FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
A Educação Interprofissional (EIP) tem sido incentivada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Organização Panamericana da Saúde (OPAS). As evidencias tem demonstrado que com a implantação da EIP na formação de profissionais de saúde, tem melhorado as competências para o trabalho em equipe e para a prática colaborativa, o que, por fim, melhora o processo de cuidado em saúde.


Objetivos
A pesquisa teve como objetivo analisar as experiências em EIP dos estudantes que cursaram a disciplina de “Educação em Saúde” nos anos de 2015-2016, de uma universidade pública localizada no nordeste do Brasil.


Metodologia
Realizou-se uma pesquisa qualitativa descritiva fenomenológica. A coleta de dados consistiu em entrevista semiestruturada com estudantes que cursaram a disciplina de Educação em Saúde no período de 2015 – 2016. Participaram da pesquisa 30 estudantes dos cursos: Fisioterapia, Medicina e Psicologia, sendo 10 de cada. As entrevistas foram gravadas e duraram em média 20 minutos. Utilizou-se da Análise de Conteúdo que se desenvolveu em três etapas: exploração, pré–análise e tratamento do resultado obtido/interpretação. Os dados foram categorizados e analisados a partir de bibliografia especializada. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa.


Resultados
A análise dos dados evidenciou que foi uma experiência construtiva que oportunizou o encontro interprofissional, melhorando a comunicação intersubjetiva entre os estudantes. A EIP é tida como essencial para as futuras atuações profissionais, pois tem desenvolvido um olhar ampliado sobre o usuário de saúde, e os processos de saúde-doença. É importante frisar que há falhas no processo pedagógico. Foi apontado a necessidade de melhor organização da oferta desse tipo de metodologia, pois em algumas vezes os estudantes relatam que ficaram confusos sobre as finalidades, apesar de que há mais evidencias de resultado positivo.


Conclusões/Considerações
A disciplina é posta como possibilidade de prática para desenvolver as competências necessárias para trabalhar em equipe, o que se confirmou no relato dos participantes deste estudo, que trouxeram a necessidade da ampliação dessa experiência para os demais cursos, e maior frequência durante a graduação. A EIP proporcionou o desenvolvimento de competências para o trabalho em equipe e prática colaborativa, além de aproximar os cursos envolvidos.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360