Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO13w - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 23

28311 - CENÁRIO PARA ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL NO CONTEXTO DA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE NO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA
ANA LIARA CAETANO - UNICENTRO, ANGELICA HEY DA SILVA BOBATO - UNICENTRO, MAIARA VEIGA COUTINHO - FURB, MARCOS ROBERTO QUEIROGA - UNICENTRO, SILVANO DA SILVA COUTINHO - UNICENTRO


Apresentação/Introdução
A Política Nacional de Promoção a Saúde é marco no processo de inserção do profissional Educação Física na Atenção Básica, por apresentar como eixo prioritário a prática de atividade física. O surgimento desse novo campo de atuação é uma importante conquista, e nesse sentido as Residências Multiprofissionais em Saúde surgem como estratégia de desenvolvimento de competências profissionais na área


Objetivos
O objetivo da pesquisa foi analisar o cenário para atuação de profissionais de Educação Física em um programa de Residência Multiprofissional em Atenção Primária com Ênfase na Saúde da Família no município de Guarapuava, PR


Metodologia
Fizeram parte do estudo todos os profissionais de Educação Física que atuam na Residência Multiprofissional em Atenção Primária com Ênfase em Saúde da Família da Unicentro, sendo quatro residentes e dois preceptores. O instrumento para coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada contendo seis questões norteadoras. As entrevistas foram gravadas com os participantes no próprio ambiente de trabalho. A organização e análise de dados se deu por meio da ferramenta metodológica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), respeitando as seguintes fases: transcrição literal dos dados, seleção das expressões chaves, identificação das ideias centrais e construção dos DSCs


Resultados
Após a organização dos dados, chegou-se às seguinte categorias e discursos que as representam: INCENTIVO - “Pela secretaria não se tinha incentivo à prática”; COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS - “entender o que um profissional de Educação Física está fazendo dentro do posto de saúde”; TRABALHO MULTIPROFISSIONAL - “multi, interativo, aberto, tanto a escutar, quanto a dizer”; EDUCAÇÃO PERMANENTE - “sempre buscar aumentar o conhecimento”; ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO - “Termos um momento pra preparar as atividades individuais e em grupo e o atendimento compartilhado”; OBJETIVOS - “a melhora da qualidade de vida da população e empoderamento do paciente”; DIFICULDADES - “fator estrutural e material”


Conclusões/Considerações
O trabalho multiprofissional é apresentado como fator importante no desenvolvimento das ações em saúde, de modo a se construir uma atuação integral e articulada com as demais áreas, a partir de uma visão ampliada de saúde. Os discursos apontam para a necessidade de maior dedicação no processo de educação permanente e, também, um maior investimento em infraestrutura para subsidiar o trabalho do profissional de Educação Física na Atenção Básica

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