28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO13w - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 23 |
26973 - DESLOCAMENTOS: DO TEXTO PARA A IMAGEM, DA SALA DE AULA PARA OS TERRITÓRIOS TATIANA ENGEL GERHARDT - UFRGS, ELIZIANE NICOLODI FRANCESCATO RUIZ - UFRGS
Período de Realização Início em julho de 2017 e atualmente em andamento.
Objeto da Experiência Deslocamentos consiste em ferramenta pedagógica para apreensão das diversidades culturais em atividades indissociáveis de ensino, pesquisa e extensão.
Objetivos Produção e estudo de imagens para a compreensão da produção de saúde a partir das diversidades humanas, das identidades e usos do território; Produção de um Manifesto Visual que se constitua como descoberta de diferentes culturas e a serviço de uma melhor compreensão do Outro.
Metodologia O projeto nasce da pesquisa em torno do Objeto de Aprendizagem Imagens para pensar o Outro e se integra à atividades de ensino do Bacharelado em Saúde Coletiva. Integra atividades de TCC e de pesquisa científica, em seus 3 níveis (IC, mestrado e doutorado), por meio de produção de imagens. As atividades de extensão terão como produto um Manifesto Visual, em diferentes formatos (OA, Ebook, Vídeos, Mooc), a partir das imagens geradas nas oficinas e disciplinas do projeto.
Resultados Nas diferentes atividades o projeto conta com 5 alunos de graduação, 2 de doutorado, 2 de mestrado, 1 IC, além de 9 alunos de mestrado e doutorado da disciplina de Antropologia. As atividades contaram com a produção de imagens (fotografias e vídeos), cujo produto final será um Manifesto Visual, atualmente em construção. Também a oferta de um MOOC (Massive Open Online Course) - Imagens para pensar o Outro integra a produção, iniciado em janeiro na plataforma Lúmina UFRGS e com 990 cursistas.
Análise Crítica Conciliar tempos de produção e concepções na tríade Ens-Pes-Ext é um desafio nas instituições formadoras; na SC de considerar e se apropriar da multiplicidade de gêneros discursivos. O uso da imagem cria movimentos entre formas de conhecer e compreender o mundo e o lugar que nele ocupamos, pelo potencial pedagógico de criar pontes entre as diferentes formas de produção do conhecimento, de encontros com diferenças e diversidade, de transformar o pensar reflexivo sobre vida, ciência e cultura.
Conclusões e/ou Recomendações Produção de imagens por movimentos não só geográficos, mas ético-político-epistemológicos e estéticos frente às realidades humanas, em outros territórios de aprendizagem e no diálogo com outros conhecimentos. Manifesto Visual de obstinação pela vida, flagrantes de força antropológica se opõem a banalização do mal, questionam o que nos separa e o que nos une, o que nos constitui como corpo social, na situação extremamente complexa de ser sociedade.
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