28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO13w - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 23 |
26500 - CONTRIBUIÇÕES PARA APRENDIZAGEM NOS SERVIÇOS: CENÁRIOS DE PRÁTICAS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO E A EXPERIENCIA DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA - ENSP RENATA RUIZ CALICCHIO - ENSP/FIOCRUZ, LUIZ ALBÉRICO ARAÚJO MONTENEGRO - ENSP/FIOCRUZ, ALESSANDRA PIMENTEL BARBOSA PINTO DE MATTOS - ENSP/FIOCRUZ, MARIA ALICE PESSANHA DE CARVALHO - ENSP/FIOCRUZ, RENATO PENHA DE OLIVEIRA SANTOS - PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JNAEIRO, DELAINE MARTINS COSTA - ENSP/FIOCRUZ
Período de Realização Oficina de Avaliação Final da Residência Multiprofissional em Saúde da Família ENSP em dezembro/2017
Objeto da Experiência Avaliação da Clínica de Família como cenário do ensino-aprendizagem na formação, apontada pelos docentes, discentes, preceptores e coordenação
Objetivos Evidenciar os resultados do processo avaliativo e colaborativo que apoiam ações formativas multiprofissionais e intersetoriais. Identificar critérios e práticas produtoras de cuidados coletivos na formação em saúde, bem como desafios nas articulações entre teoria e prática.
Metodologia Os dados foram extraídos do instrumento avaliativo da residência composto por 6 dimensões: Unidade de Aprendizagem do Programa; Equipe Docente (Preceptores, Docentes e Orientadores); Equipe Discente; Cenários de Práticas; Projeto Pedagógico e Ferramentas Pedagógicas. Cada dimensão foi avaliada por suas potencialidades, fragilidades e recomendações. Aqui utilizamos potencialidades e fragilidades da dimensão Cenários de Práticas em dez Clínicas de Família.
Resultados Potencialidades: inserção em contextos de maior complexidade e vulnerabilidade social; usuários e profissionais de saúde como facilitadores das atividades assistenciais e acadêmicas; presença de egressos da residência nos serviços, e a intersetorialidade contribuem no entendimento do conceito ampliado de saúde. Fragilidades: equipes reduzidas; indefinição quanto ao papel dos residentes nos serviços; falta de apoio institucional aos preceptores e residentes; não implementação do acesso seguro.
Análise Crítica Educação em serviço requer novas estratégias de organização e da atenção problematizadas nas práticas concretas dos residentes in loco, e dos quadros dirigentes para além do setor saúde. A problematização do processo e qualidade do trabalho (em cada serviço) identificam papel ativo dos alunos na formação, com ênfase na aprendizagem ativa que supere a dicotomia teoria-prática. Os modelos gerencialistas e biomédicos tencionam a formação multiprofissional em Saúde da Família na Atenção Básica no RJ
Conclusões e/ou Recomendações O Projeto Pedagógico da residência supõe olhar multifacetado sobre diversos atores e cenários dinâmicos. Assim, aproximar gerência, equipes mínimas e apoio matricial dos espaços formativos da residência constitui desafio para integração academia/serviços. Fomentar noções de equipe/unidade preceptora, ampliando espaços de diálogo/trocas entre distintos atores, inclusive usuários, requer profissionais capacitados na complexidade do campo da saúde.
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