28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO13w - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 23 |
25814 - FORMAÇÃO EM SAÚDE: CONHECENDO O TERRITÓRIO PARA UMA INTERVENÇÃO ATIVA E EFETIVA EM MUNICÍPIOS DE UM ESTADO DO NORDESTE BRASILEIRO RITA DE CÁSSIA DE SOUSA NASCIMENTO - SECRETARIA DE SAUDE DO ESTADO DA BAHIA, MARCELE CARNEIRO PAIM - SECRETARIA DE SAUDE DO ESTADO DA BAHIA, ROSÂNGELA MARTINS GUEUDEVILLE - SECRETARIA DE SAUDE DO ESTADO DA BAHIA, MARIA CREUZA FERREIRA DA SILVA - SECRETARIA DE SAUDE DO ESTADO DA BAHIA
Período de Realização Programa Estadual Residência Multiprofissional Regionalizado em Saúde Família. Turma 1 de 2015-2017.
Objeto da Experiência Formação de profissionais para intervir na Atenção Primária, objetivando promover saúde no território, ordenar redes de atenção, integralizar cuidado.
Objetivos Relatar experiência de formação de profissionais na Bahia sob o formato de residência multiprofissional em saúde, instituída pela Lei nº 11.129/2005, considerada padrão ouro na modalidade latu senso e que apresenta uma perspectiva teórica pedagógica convergente com os princípios e diretrizes do SUS.
Metodologia Turma 1 da Residência da Escola Estadual de Saúde Pública orientada por estratégias pedagógicas que promoveram e utilizaram cenários de aprendizagem em 13 municípios de 9 macrorregiões da Bahia. Fundamentada na atenção integral e interdisciplinar, a formação adotou metodologias ativas de ensino aprendizagem, inclusive à distância, com foco no território e matriciamento para construção e desenvolvimento de competências na identificação de problemas e intervenções com autonomia e reflexão crítica.
Resultados Egressos de estratégias pedagógicas pautadas no currículo integrado, 35 residentes finalizaram o Curso, que contribuiu significativamente para a formação de profissionais com autonomia, criticidade, abertos e capazes de refletir sobre as mudanças que ocorrem nos cenários de práticas da atenção primária. A espiral construtivista e o planejamento estratégico enfatizaram a ação de problematizar, objetivando a identificação de problemas, busca de fatores explicativos e proposição de soluções viáveis
Análise Crítica Competências desenvolvidas geraram fluxo de ação e reflexão sendo possível superar a dicotomia entre teoria e prática, entre conhecimento, trabalho e vida. Problemas narrados pelos residentes, processados pela espiral construtivista com apoio acadêmico de preceptores e tutores, promoveram discussão de aspectos reais vivenciados nos territórios e permitiram intervenções potencialmente viáveis e efetivas, constituindo-se em mudanças significativas no processo de formação, cuidado e gestão na saúde
Conclusões e/ou Recomendações A escolha pedagógica do Programa exige processo contínuo de avaliação formativa do residente e do processo, permitindo identificar potências e superar barreiras que interfiram no processo de ensino e aprendizagem, sendo esta uma lição aprendida com a experiência. Como contribuições para Saúde Coletiva, vislumbra-se possibilidade da formação de profissionais críticos e reflexivos, com potência para intervir em realidades concretas dos territórios.
|