Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO13w - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 23

21397 - EDUCAÇÃO PERMANENTE NA ESTRATÉGIA SAÚDE DE FAMÍLIA: UM ESTUDO DE CASO
SIMONE MENDES LIMA - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ RONDÔNIA, KÁTIA FERNANDA ALVES MOREIRA - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA, UNIR


Apresentação/Introdução
A educação permanente (EP) é ferramenta imprescindível para proporciona subsídios para planejamento das ações da Estratégia Saúde da Família (ESF), e empodera os atores do processo de aprendizagem de percepção filosófica-política e técnico-pedagógica, é um processo de formação constante permeável às necessidades da realidade laboral. Mas existem poucos estudos sobre o tema no norte do país.


Objetivos
Apreender as percepções das equipes de saúde da família relacionadas à EP e como estas equipes utilizam a EP em seu processo de trabalho, além de fornecer subsídios à elaboração de proposta que permita sua disseminação na ESF.


Metodologia
A pesquisa constitui-se em um estudo de caso descritivo de abordagem qualitativa realizado em uma unidade de saúde da família situada na periferia de uma capital da Amazônia brasileira. Realizada com 27 trabalhadores da ESF que estivessem atuando na estratégia saúde da família no mínimo há um ano e que aceitaram participar. A coleta de dados foi realizada através de observação de campo guiada por um roteiro especifico, e por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas e transcritas na íntegra. Os dados foram processados através de análise de conteúdo temática.


Resultados
Em geral os trabalhadores da ESF não apreendem o conceito de EP, em geral a confundem com educação em saúde em uma linha prelecionista, ou com educação continuada. Ou então têm um total desconhecimento do que venha a ser EPS. O Estudo permitiu construir as seguintes categorias temáticas: Sentidos atribuídos a EPS; Abismo entre o discurso e a prática; Obstáculos a serem vencidos (a inadequação da formação profissional com relação à EP; a desvalorização profissional; a autonomia das equipes para decidir sua atuação e seu cronograma; inadequação de estrutura física e logística, insipiência de apoio da gestão e matricial, rotatividade de profissional dificultando a interação da equipe).


Conclusões/Considerações
Para melhorar a realidade encontrada é preciso: Implementar os núcleos de EPS; elaboração em parcerias com as instituições de ensino e pesquisas de um plano de intervenção e em EP; Empoderar os trabalhadores do NASF em EP para serem agente de capilarização e apoio matricial da ESF; Melhorar a qualificação em EP nas instituições de formação em saúde; Aumentar autonomeia e valorizar os trabalhadores da ESF diminuindo sua a rotatividade.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360