27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO13t - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 20 |
24575 - FORMAÇÃO EM SAÚDE: A SIMULAÇÃO REALÍSTICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA VANESSA DE ALMEIDA FERREIRA CORRÊA - UNIRIO, RENATA FLAVIA ABREU DA SILVA - UNIRIO, MARY ANN MENEZES FREIRE - UNIRIO, SIMONE MENDES CARVALHO - UNIRIO
Período de Realização Março à Novembro de 2017.
Objeto da Experiência Formação em saúde através da Simulação Realística (SR) com cenários simulados de Consulta de Enfermagem na Atenção Primária.
Objetivos Relatar a experiência do uso de cenários simulados sobre Consulta de Enfermagem na Atenção Primária em Saúde (APS) a partir da SR na formação de discentes de um Curso de Graduação em Enfermagem.
Metodologia 1º Elaborou-se dois cenários a partir de vivências no ensino-prático de disciplinas desenvolvidas nas unidades de saúde: consulta de enfermagem à pessoa com hanseníase e à mulher, com o objetivo de implementar a assistência de enfermagem. 2º Desenvolveu-se os cenários simulados com três participantes: um voluntário como enfermeiro, um ator como técnico de enfermagem e outro ator como a pessoa com necessidades em saúde. 3º Desenvolveu-se o Debriefing. 4º Avaliou-se a metodologia pelos discentes.
Resultados Nos cenários utilizou-se a caracterização de um consultório com a disponibilidade de prontuários e materiais para exames; para a caracterização das lesões cutâneas utilizou-se maquiagem. Observou-se a dificuldade dos discentes em iniciar a Consulta de Enfermagem devido ao exercício de competências relacionadas à comunicação e identificação das necessidades em saúde. O cenário aproximou o discente de uma prática em saúde e possibilitou a reflexão sobre sua formação profissional.
Análise Crítica O cenário simulado atentou para necessidade de vivências no Curso de Graduação em Enfermagem quanto às competências de comunicação e tomada de decisões na APS, além de oportunizar vivência de cenários seguros pelos discentes antes de iniciar nos campos práticos. Discutiu-se a escuta, o diálogo e o acolhimento como tecnologias leves necessárias à prática em saúde. Compreende-se a SR como uma metodologia ativa do processo ensino-aprendizagem na construção de um posicionamento crítico e reflexivo.
Conclusões e/ou Recomendações Trata-se de uma experiência inovadora ao agregar a metodologia de SR ao campo de APS. Os discentes relataram que se sentiram enfermeiros ao vivenciarem estes cenários e que possuíam maior segurança para participarem do campo prático. Recomenda-se o uso da SR com atores na formação de profissionais em saúde na APS pela possibilidade de vivência e discussão das tecnologias leves necessárias aos profissionais de saúde.
|