27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO13t - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 20 |
24174 - ESTRATÉGIAS DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZADO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA. ROSILENE ROCHA PALASSON - UFRJ, ANA MARIA DOMINGOS - UFRJ, ANDREZA RODRIGUES NAKANO - UFRJ, CECÍLIA DA SILVA SAMPAIO - UFRJ, ELAINE FRANCO DOS SANTOS ARAUJO - UFRJ, LIANE GACK GUELMAN - UFRJ, PRISCILA DA SILVA MATIAS - UFRJ, REGINA CÉLIA GOLLNER ZEITOUNE - UFRJ, LUMAIRA MARIA NASCIMENTO SILVA DA ROCHA MARQUES - UFRJ
Período de Realização Dois semestres letivos do ano de 2017.
Objeto da Experiência As metodologias ativas na prática docente frente aos modelos curriculares mais inovadores para a inserção dos acadêmicos na Atenção Primária.
Objetivos Relatar a experiência de mudanças na prática pedagógica com vistas à maior utilização de estratégias de metodologias ativas em um Programa Curricular Interdepartamental da Escola de Enfermagem Anna Nery, que tem a inserção dos acadêmicos na Atenção Primária à Saúde.
Metodologia O programa, alvo deste relato, faz parte da 2ª etapa curricular no 4º período do Curso de Graduação em Enfermagem e Obstetrícia, contempla conteúdos teóricos e práticas de Enfermagem de Saúde Pública. A operacionalização das modificações para o programa utilizou, entre outras estratégias de ensino e aprendizado, a problematização com o uso do Arco de Maguerez. Portanto, empregaram-se as etapas do método, o trabalho em pequenos grupos e o desenvolvimento das atividades em simulação realística.
Resultados Mudanças no cronograma; trabalhar os conteúdos a partir da vivência dos estudantes; mudança no papel do professor e do aluno; inserção em atividades no laboratório de habilidades e simulação realística conferindo maior destreza ao realizar os procedimentos de enfermagem na prática. Aumento do vínculo professor-aluno; desenvolvimento de atitudes e valores; mudança no estilo da prova escrita em consonância às estratégias adotadas; envolvimento dos professores em sala de aula.
Análise Crítica A motivação e o desenvolvimento da autonomia do aluno tornam-se os pilares das inovações na maneira de desenvolver os cursos da área de saúde. Tais mudanças impactam sobre o papel do docente, transformando-o em orientador de estudos ao invés de mero transmissor de conteúdo e exigem o protagonismo do aluno. Assim, percebe-se que são diversas as dimensões envolvidas neste processo, sejam do corpo docente e discente, o apoio institucional, e o contexto do sistema de saúde vivenciado.
Conclusões e/ou Recomendações Em que pese o fato de o grupo de professores advogar com justa propriedade que é mais valioso preparar o graduando para ser ativo e crítico, dando uma base teórica de qualidade e ensinando-o a construir seu caminho, pois o mundo profissional é complexo e dinâmico e vai exigir constantes atualizações, a mudança vem ocorrendo paulatinamente, considerando que os professores estão em fase de transição e adaptação ao método e que isso exige tempo.
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