27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO13t - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 20 |
23413 - RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE ESTÁGIO NO CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SISTEMA DE SAÚDE PARA EQUIPES DA HEMORREDE NACIONAL NÚBIA DOS SANTOS DA HORA - UFBA, MARILUCE KARLA BOMFIM DE SOUZA - UFBA
Período de Realização A experiência ocorreu nos semestres letivos de 2016.2 a 2017.2 na Universidade Federal da Bahia.
Objeto da Experiência Relato sobre o desenvolvimento de atividades durante o período de vigência do estágio no curso para equipes de Hemoterapia e Hematologia Planeja Sangue.
Objetivos Descrever a experiência sobre o desenvolvimento de atividades administrativas para sistematização de dados relacionados ao Curso de Atualização em Planejamento e Gestão em Sistema de Saúde para equipes de Hemoterapia e Hematologia - Planeja Sangue.
Metodologia Foram realizadas atividades de sistematização de dados, sob supervisão docente, referente às turmas dos cursos ofertados, para apoiar o processo de acompanhamento e avaliação da proposta de atualização em Planejamento e Gestão das Hemorredes no SUS. Os dados dos instrumentos de registro da seleção dos participantes, avaliação processual e final dos participantes e a frequência destes foram sistematizados em matriz excel fornecendo suporte à coordenação para tomada de decisão.
Resultados O estágio propiciou acessar conhecimentos sobre o Planejamento e a Gestão das hemorredes. A leitura do material didático do curso possibilitou compreender os objetivos, competências e conteúdos abordados. A sistematização dos registros, com destaque aos instrumentos de avaliação, possibilitou a reflexão sobre a importância do monitoramento e da avaliação de processos educativos/formativos para ajustes em vista do aperfeiçoamento metodológico e direcionamento da abordagem dos conteúdos.
Análise Crítica Considera-se uma experiência rica e significativa vivenciada durante a Graduação em Saúde Coletiva. A participação no estágio extracurricular promoveu a aproximação com a temática, até então desconhecida para a discente, promovendo uma visão crítica sobre o processo de trabalho e de gestão desenvolvido na Hemorrede nacional, bem como sobre o acesso da população aos serviços e as estratégias de aperfeiçoamento da qualidade da oferta para o fortalecimento da garantia do direito à saúde.
Conclusões e/ou Recomendações A inserção de graduandos em estágios extracurriculares possibilita a ampliação dos conhecimentos para além dos componentes curriculares do curso. Essa experiência oportunizou o conhecimento de uma rede de serviços dentro do SUS e seu processo histórico de desenvolvimento como política de saúde brasileira; evidenciou desafios para o fortalecimento do sistema de saúde e sobre a importância da qualificação/atualização de profissionais da Hemorrede.
|