27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO13t - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 20 |
23379 - FORTALECIMENTO DA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA FORMAÇÃO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ TATIANE BAHIA DO VALE SILVA - FIOCRUZ, SIDNEY DE ASSIS DA SERRA BRAGA - UFPA
Período de Realização a experiência de integração ensino-serviço ocorreu nos meses de junho de 2016 e outubro de 2017.
Objeto da Experiência disciplina núcleo de apoio à saúde da família (nasf) no programa de residência multiprofissional em saúde da família da universidade do estado do pará.
Objetivos relatar como a educação permanente em saúde pode ser fortalecida no cotidiano de atuação dos profissionais de um programa de Residência Multiprofissional em Saúde a partir da integração ensino-serviço.
Metodologia relato de experiência em encontros teóricos e práticos no município de benevides, região metropolitana de belém, usf canutama. participaram 2 docentes e 18 residentes (enfermeiros, fisioterapeutas, cirurgiões-dentistas e terapeutas ocupacionais) e profissionais da usf e nasf (enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionista, psicólogo, assistente social e gestora da usf). a formação ocorreu por meio de metodologias ativas e ferramentas tecnológicas do nasf a partir da educação permanente em saúde.
Resultados a proposta da disciplina contemplou o que é preconizado pela política de educação permanente sobre o aprendizado baseado na troca e reflexão das experiências. resultando na construção coletiva do projeto terapêutico singular (pts), onde os residentes praticaram o desenvolvimento deste, compartilhando o saber com os profissionais das esf e nasf e usuários envolvidos na proposta do serviço de saúde.
Análise Crítica a integração ensino-serviço viabilizada por meio da disciplina trouxe representação da formação e saúde, evidenciado pelos participantes envolvidos os benefícios a partir da formação de profissionais para o sus, não somente ocupando os espaços e sim que estes integrem a equipe e façam o acolhimento das reais necessidades da população assistida construindo assim o cuidado e processos de trabalho de mais eficazes, vencendo os desafios do desenvolvimento da atenção primária em saúde.
Conclusões e/ou Recomendações a experiência relatada contribuiu para o processo de fortalecimento da educação permanente em saúde, uma vez que utilizou o trabalho como foco do processo de ensino-aprendizagem que se estendeu aos profissionais dos locais de prática, a partir da viabilização da integração e construção conjunta do ensino e serviço em prol da comunidade, com envolvimento e planejamento dos atores na tríade ensino, serviço e na formação do profissional residente.
|