27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO13s - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 19 |
28746 - CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA DA FSP/USP PARA TERRITÓRIOS BRASILEIROS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ISA CECÍLIA CARVALHO LIMA - USP, BRUNO FELIPE NOVAES DE SOUZA - USP, ARTHUR LOBATO BARRETO MELLO - USP, BRUNA CÁSSIA MACEDO DOS SANTOS - USP, FERNANDA GOMES DA CRUZ FERREIRA - USP, ADELSON ALVES DE OLIVEIRA JUNIOR - USP, PAULO CAPEL NARVAI - USP
Período de Realização A atual edição do CESP/USP teve início em março/2017 e tem término agendado para junho/2018
Objeto da Experiência Trata-se da vivência teórica e prática durante o Curso de Especialização em Saúde Pública (CESP), ofertado pela Faculdade de Saúde Pública da USP
Objetivos O objetivo do relato é narrar as contribuições e oportunidades de mudanças propostas pelo CESP através de uma metodologia focada em territórios específicos, nos quais os alunos utilizam o aprendizado teórico das aulas como subsídio para análise e intervenção nos espaços onde estão inseridos
Metodologia O CESP é um curso semipresencial, gratuito e busca enfatizar aspectos teóricos que subsidiam as práticas em Saúde Pública. O enfoque pedagógico é voltado para territórios definidos pelos alunos, os quais no decorrer do curso contam com acompanhamento de Tutores/Monitores para apoiá-los nas aulas e demais atividades, assim como no Trabalho de Conclusão de Curso, que por sua vez não é temático e baseado integralmente em uma análise do território escolhido.
Resultados O curso atual tem 80 alunos, profissionais das mais variadas áreas de atuação e UF de procedência (25 estados brasileiros representados). Através do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, os alunos acessam as disciplinas ofertadas, interagindo entre si e com um Professor/Tutor. Essa aprendizagem colaborativa e problematizadora associada a diversidade de culturas e vivências desses futuros sanitaristas proporcionam uma troca de experiências e conhecimentos em todos os territórios brasileiros.
Análise Crítica Como toda aprendizagem é mediada pelas tecnologias disponíveis à época, as tecnologias da informação e comunicação surgem como forte alternativa na educação a distância através de interfaces estruturadas que facilitam a interação entre os usuários do AVA. No caso do CESP, esse espaço torna-se rico em trocas sociais, haja vista a diversidade de experiências dialogadas nos fóruns de discussão, onde os alunos aprendem com a multiplicidade dos territórios brasileiros no âmbito do SUS.
Conclusões e/ou Recomendações Com a proposta de superar as limitações de espaço e de tempo, o CESP apresenta-se como um importante aliado no fortalecimento da qualidade de ensino voltado ao SUS. Ademais, aprimora conceitos e práticas relativos à territorialização em saúde enquanto premissa para uma adequada atuação profissional, possibilitando inferir que competências fundamentais ao campo de saúde pública são desenvolvidas durante o curso.
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