27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO13s - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 19 |
24468 - TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: FERRAMENTA FACILITADORA PARA A QUALIFICAÇÃO DE INSTRUTORES NA ETIS ISABEL CRISTINA DE MOURA LEITE - EEAAC/UFF, LUCIA CARDOSO MOURÃO - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA/UFF, ANA CLEMENTINA VIEIRA DE ALMEIDA - EEAAC/UFF, LUTIANNI DIAS BRAZOLINO - EEAAC/UFF, RAPHAEL SAMPAIO DOS SANTOS - EEAAC/UFF
Período de Realização A ferramenta foi construída e implantada no período de julho 2017 a agosto de 2017.
Objeto da Experiência Qualificação de Instrutores para os cursos Introdutórios de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Combate a Endemias (ACE).
Objetivos Descrever e analisar a experiência da qualificação dos instrutores utilizando tecnologias educacionais, a partir da criação do Espaço Virtual ETIS (Escola de Formação Enfermeira Izabel dos Santos) na plataforma da Comunidade de Práticas da Atenção Básica.
Metodologia Este produto é parte integrante da dissertação de Mestrado Profissional de Ensino na Saúde, realizado na EEAAC/UFF. Visando melhorar a qualidade e aperfeiçoar a formação dos instrutores da Atenção Primária, foi aberto o Espaço Virtual ETIS na plataforma da Comunidade de Práticas da Atenção Básica como parte das suas ações de Educação Permanente. Facilitando o acesso a materiais técnico-pedagógicos, a fóruns de discussão, o compartilhamento de saberes e relatos das experiências dos instrutores.
Resultados O projeto qualificou Instrutores para atuar nos cursos Introdutórios para Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate a Endemias no município de Cambuci/RJ. Os cursos tem a carga horária de 24 horas presenciais para introduzir os princípios da Metodologia da Problematização e a proposta pedagógica a ser implementada. Foram qualificados 19 Instrutores, que formaram duas turmas de ACS, totalizando 51 profissionais e uma turma de ACE, totalizando 24 profissionais, sob a supervisão da escola.
Análise Crítica A plataforma facilitou o acesso a materiais técnico-pedagógicos, a fóruns de discussão, o compartilhamento de saberes e relatos das experiências dos instrutores. Foram utilizados como ferramentas para suporte E-mail, celular e grupo no Whatsapp para esclarecer dúvidas. Avaliamos positivamente o suporte aos instrutores após a formação. O desafio que estes enfrentaram foi a postagem de suas experiências na plataforma, por pensarem que era um espaço científico que requeria uma escrita acadêmica.
Conclusões e/ou Recomendações A vivência foi de extrema importância para avaliar a aplicabilidade do produto, trazendo possibilidades para utilização das inovações educacionais como ferramenta facilitadora nos cursos da ETIS. Os instrutores ressaltaram a metodologia problematizadora, o espaço de falas, de reflexões e construíram trabalhos criativos no decorrer da formação. A partir desta experiência um curso de formação está em curso e dois estão em construção.
|