27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO13s - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 19 |
24315 - AGROECOLOGIA ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO - TECENDO DIÁLOGOS. INGRYD GARCIA DE OLIVEIRA - UFG, FERNANDO MARCELLO NUNES PEREIRA - SMS, FERNANDA PEREIRA TONHÁ - UFG, GABRIELA RODRIGUES DE LIMA TEJERINA - UNB
Período de Realização A experiência relatada foi realizada no mês de outubro no ano de 2017.
Objeto da Experiência Promover o debate acerca da relação entre agroecologia, saúde e Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.
Objetivos Dialogar sobre o atual modelo hegemônico de produção de alimentos e seus desencontros com os princípios da sustentabilidade dos sistemas alimentares. Levantar percepções quanto aos aspectos teóricos, políticos e práticos da agroecologia dentro da Alimentação e Nutrição.
Metodologia A experiência ocorreu dentro do III Encontro Nacional de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar, Curitiba (PR). Utilizou-se o método da contação de histórias concomitante à construção de um varal de imagens, evidenciando de forma lúdica contextos sociais, a exposição da população aos agrotóxicos, e os impactos ambientais, sociais e culturais do agronegócio. Em seguida, o debate contemplou a agroecologia enquanto resistência e qual sua contribuição para a saúde coletiva e alimentação.
Resultados O momento vivenciado possibilitou os seguintes desdobramentos: o diálogo é um dos pilares da agroecologia; a efetivação de políticas públicas na perspectiva da saúde coletiva fazem intersecção direta com o controle social e sem sistemas alimentares sustentáveis não há Segurança Alimentar e Nutricional. Além disso foi realizado mapeamento de práticas e pesquisas acerca da agroecologia em diferentes regiões brasileiras e reflexões para sua (re)construção de forma teórica, prática e política.
Análise Crítica O atual sistema de produção de alimentos vem salientando nos últimos anos a necessidade de intervenções políticas no agronegócio. Exemplo disso são os acordos internacionais, e as políticas e estudos que tem por vistas discutir e efetivar sistemas alimentares mais sustentáveis. Os debates e ações acerca do tema ainda se mostram incipientes em vários campos, incluindo a saúde coletiva. Dessa forma, ações que incentivem essa reflexão são fundamentais para materialização desse sistema/ideologia.
Conclusões e/ou Recomendações A oficina realizada permitiu o debate da temática aborda. Destaca-se que o perfil dos participantes contribuiu para riqueza e diversidade nos diálogos, visto que participaram professores (as), alunos (as), profissionais da saúde/ alimentação e representantes de movimentos de agroecologia de diferentes regiões do país.
|