Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO13s - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 19

23683 - PROJETO VÓ DO PEITO
IVONETE APARECIDA ALVES SAMPAIO - UECE, ANA BRUNA MACÊDO MATOS - UECE, CRISTIANE SALES LEITÃO - UECE, SOLEANE LAVOR DE ALMEIDA - FALS, MARIANNA DE FÁTIMA ALVES SAMPAIO - UNICAP, LUANNA NAYRA MESQUITA ALVARENGA - UECE, MARIA SALETE BESSA JORGE - UECE, LUANA KELLY OLIVEIRA SOUZA MENDONÇA - UECE, ANA CRISTINA ALENCAR DOS SANTOS - UEPB, KELVIA GUEDES ALVES LUSTOSA - URCA


Período de Realização
Janeiro de 2014 a abril de 2017


Objeto da Experiência
Aumentar o indicador de aleitamento materno exclusivo em Unidade Básica Saúde no município de Juazeiro do Norte através da educação em saúde.


Objetivos
Realizar roda de conversa com as mães e sogras das gestantes sobre aleitamento materno e sua importância para o desenvolvimento da criança. Resignificar o papel da avó no apoio a nutriz no momento e durante todo processo de amamentação.


Metodologia
Foi utilizada a metodologia ativa através de troca de saberes em roda de conversa. Onde os agentes comunitários de saúde convidaram as gestantes, suas genitoras e sogras, para esse momento de educação acerca do aleitamento materno exclusivo. A informação sobre verdades e mitos sobre o leite materno foi trabalhada afim de fortalecer o apoio a nutriz durante o processo de aleitamento materno exclusivo.


Resultados
Ficou evidenciado aumento significativo do aleitamento materno exclusivo na faixa etária de 0 a 6 meses, passando de 62% de aleitamento materno exclusivo para 83%.


Análise Crítica
A era industrial contribuiu muito para o enfraquecimento da cultura do aleitamento materno, o leite industrializado fez parte do sonho de aquisição de muitas mães dessa época, em que a mídia divulgava com grande persuasão o leite industrializado. As mães de outrora, são as avós de hoje,muitas com pouca informação sobre aleitamento materno, presa a mitos como leite fraco e salgado.


Conclusões e/ou Recomendações
A educação em saúde é de fato o instrumento transformador da sociedade, a troca de saberes e o empoderamento das pessoas ressignifica o papel social do individuo dentro do contexto social e familiar. Assim sendo, os profissionais precisam ter sensibilidade e conhecimento para essa atuação.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360