Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO13r - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 18

28443 - ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DE NÍVEL MÉDIO EM CURSOS LIVRES A DISTÂNCIA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO IDOSO
LEONARDO CANÇADO MONTEIRO SAVASSI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO, LAURA GRIS MOTA - UNA-SUS/FIOCRUZ, DANIELA FONTINELE BOTELHO - UNA-SUS/FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
Diante da pouca oferta de cursos de capacitação para profissionais de saúde de nível médio, a existência de cursos livres a distância (EAD) torna-se uma alternativa. Observou-se interesse desses profissionais ao se matricularem em cursos, e taxas de conclusão superiores a profissionais de nível superior nos cursos ofertados pela Secretaria Executiva da UNASUS (SE-UNASUS)/ FIOCRUZ .


Objetivos
Avaliar a participação dos técnicos e auxiliares de enfermagem em programas de educação permanente baseados em cursos livres realizados pela educação a distância


Metodologia
A partir da avaliação do interesse de profissionais de nível médio, fez-se um levantamento de dados de participação nos cursos de Atenção Integral à Saúde do Idoso ofertados pela SE-UNASUS sendo o curso 1 voltado para profissionais de nível superior e curso 2 para técnicos/ auxiliares de enfermagem (TAE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS)
Utilizou-se análise estatística descritiva dos bancos de dados de cursos oferecidos pela Secretaria Executiva da UNASUS (SE-UNASUS)/ FIOCRUZ através do software Tableau®.


Resultados
Enfermeiros representaram 19,66% das matrículas iniciais, sendo superados pelos TAE que passaram de 25,85% no 2º mês para 41,49%, mantendo-se perto dos 50% de participação, durante o ano. ACS ampliaram participação de 14,53% para 32,37%.
Quanto às taxas de conclusão, TAE tiveram taxa inicial de 26,83%, ascendendo a 51,44% em dezembro, enquanto ACS mantiveram taxas estáveis entre 34% e 37%.
TAE se matricularam também no curso 1 (profissionais nível superior), e em fevereiro sua participação superou a dos enfermeiros e se manteve até dezembro, quando TAE representavam 28,98%, e enfermeiros eram 23,99%, algo inédito nos cursos EAD da SE-UNASUS. ACS representavam 9,09% e superaram os Médicos.


Conclusões/Considerações
Identificou-se a expressiva participação dos TAE, tanto no curso 1 quanto no voltado à médicos e enfermeiros. A avaliação de sua participação e sua intenção de certificação invocam a necessidade de explicar seu maior interesse em concluir os cursos, suas expectativas em relação a cursos livres EAD para propiciar ações de educação permanente em saúde que atendam às suas necessidades colaborando para qualidade profissional do sistema de saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360