27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO13r - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 18 |
25850 - ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS REALIZADAS COM GESTANTES ATENDIDAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE HERLA MARIA - UFPI, ANA ANDRESSA DE SOUSA FERREIRA - UNIFOR, LARISSA VERAS DE ARAÚJO - UNIFOR, RAIMUNDA MAGALHÃES DA SILVA - UNIFOR, ANA MARIA MARTINS PEREIRA - UECE, LILIANE DE CARVALHO TORRES HOLANDA - UNIFOR, ANA CARINE ARRUDA ROLIM - UNICAMP, LIA MARISTELA DA SILVA JACOB - UNICAMP, ADRIANA DA CUNHA MENEZES PARENTE - UFPI, SAMILA GOMES RIBEIRO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIUÍ
Apresentação/Introdução A promoção da saúde consiste em uma das estratégias do setor de saúde, com o objetivo de produzir a gestão compartilhada entre usuários, movimentos sociais, trabalhadores, produzindo autonomia e corresponsabilidade reiterando os princípios do SUS, integrando-se na luta para a construção de um modelo de atenção à saúde pública, universal e integral, equitativo e de qualidade
Objetivos Analisar a percepção e prática do enfermeiro acerca das estratégias educativas realizadas com mulheres atendidas na atenção básica.
Metodologia Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado com sete enfermeiros que trabalhavam em Unidades de Atenção Primária a Saúde (UAPS). Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada realizada durante o período de julho a novembro de 2017. Para a análise dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin mediante a concretização das etapas de pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Os dados discutidos a luz das recomendações das políticas e programas no Ministério da Saúde sobre a promoção e prevenção da saúde na atenção primária, e os achados da literatura pertinente sobre a temática.
Resultados Os enfermeiros realizaram apenas grupos de gestantes e discutiram temas relacionados ao desenvolvimento gestacional e cuidados com o recém-nascido. Afirmaram a importância da equipe multiprofissional para a divulgação e captação das gestantes na comunidade. Utilizaram recursos audiovisual, rodas de conversa, relataram que as ações educativas foram direcionadas apenas pelas recomendações do Ministério da Saúde e que distribuíam brindes e lanches como forma de incentivar as mulheres. Quanto as facilidade para a realização das ações relataram o apoio da gestão local das unidades, contudo mencionaram como dificuldade a falta de incentivo financeiro e a pouca adesão das mulheres aos grupos.
Conclusões/Considerações Evidenciou-se que os grupos educativos proporcionou a formação do vínculo e acolhimento das gestantes, contudo consiste em uma estratégia pouco utilizada e direcionada apenas para gestantes. Os resultados sinalizam para a necessidade de maior interesse por parte dos profissionais da Atenção Básica para a realização dos grupos educativos sobre os diversos temas que envolvem a saúde da mulher.
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