27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO13r - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 18 |
24438 - AS INTERFERÊNCIAS INSTITUCIONAIS NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE TRABALHADORES DE UMA ESCOLA TÉCNICA DO SUS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES ISABEL CRISTINA DE MOURA LEITE - EEAAC/UFF, LUCIA CARDOSO MOURÃO - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA/UFF, ANA CLEMENTINA VIEIRA DE ALMEIDA - EEAAC/UFF, LUTIANNI DIAS BRAZOLINO - EEAAC/UFF, RAPHAEL SAMPAIO DOS SANTOS - EEAAC/UFF
Apresentação/Introdução A formação pedagógica para os profissionais do SUS é um instrumento importante para a compreensão dos processos de trabalho na perspectiva de uma construção coletiva de saberes e de estratégias para uma atenção integral à saúde com qualidade, promovendo a integração do ensino-serviço e comunidade. Este foi objeto de pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional de Ensino em Saúde na EEAAC/UFF.
Objetivos Analisar o processo de formação pedagógica para o SUS realizado na Escola de Formação Técnica Enfermeira Izabel dos Santos sob o impacto da intervenção nos moldes da socioclínica institucional.
Metodologia Pesquisa intervenção com abordagem qualitativa, utilizando como referencial teórico metodológico os pressupostos da Análise Institucional, em sua abordagem Socioclínica institucional. A intervenção Socioclínica institucional permite analisar coletivamente uma situação pela fala dos sujeitos. Esta forma de produção de conhecimentos requer que o profissional dobre-se sobre a sua prática desconstruindo-a para transformá-la coletivamente. Aprovado pelo CEP/ UFF com o número 2.172.279, CAAE 65894116.7.0000.5243. A coleta de dados foi realizada através de encontros, diário do pesquisador e entrevistas com docentes da escola. A restituição possibilitou novos debates e reflexões para o grupo.
Resultados Os principais temas que emergiram dos dados coletados foram: as interferências institucionais que influenciam de modo negativo nos processos formativos e contribuem para a fragmentação de saberes e práticas; as implicações e sobreimplicações docentes no processo de formação que provocaram discussões e reflexões coletivas sobre o processo de trabalho. Os analisadores permitiram evidenciar as dificuldades dos docentes em adaptarem-se as mudanças políticas na educação e na saúde, levando a conflitos intra e extra institucionais, interferindo no potencial de criatividade e compromisso dos docentes com o processo de formação pedagógica para o SUS.
Conclusões/Considerações A discussão do estudo a partir do analisador interferências institucionais na política da educação e da saúde permitiu revelar fatos antes não pensados pelo grupo e que se constituíam em entraves na formação pedagógica. Neste sentido, o estudo contribuiu para a construção coletiva de busca de estratégias com relação a formação dos instrutores, visando melhorar a qualidade do ensino oferecida aos trabalhadores e a sociedade.
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