27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO13r - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 18 |
23524 - CENTRALIZAÇÃO DAS ESCOLAS TÉCNICAS DO SUS ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE SISTEMA ACADÊMICO ÍTALO EPIFÂNIO DE LIMA E SILVA - UFRN, PABLO HOLANDA CARDOSO - LAIS, LUIZ GUILHERME PORTELA OLIVEIRA DE CERQUEIRA - IFRN, MAYRA DANTAS DE AZEVEDO - UFRN, KATHLEEN NOEMI DUARTE RÊGO - UFRN, MARIANA CAMILA DE QUEIROZ - UFRN, ÁLVARO FERREIRA PIRES DE PAIVA - UFRN, DANIEL SOUZA AFFONSO FERREIRA - UFRN, RODRIGO DANTAS DA SILVA - UFRN, RICARDO ALEXSANDRO DE MEDEIROS VALENTIM - UFRN
Apresentação/Introdução As Escolas Técnicas do SUS (ETSUS) surgem como política de formação continuada de profissionais da área da saúde, qualificando trabalhadores do SUS. Existem hoje cerca de 40 ETSUS, cada uma com diretrizes próprias. A autonomia das unidades, assim como seu crescente número, tornam a gestão dificultosa, surgindo a necessidade de um sistema capaz de unificar as escolas e auxiliar sua gerência.
Objetivos Desenvolver um sistema que supra as necessidades das escolas, tanto para as funcionalidades acadêmicas (como gerenciamento das notas), tanto para auxiliar nas tomadas de decisão, analisando dados para evitar evasão, jubilação e reprovação de alunos.
Metodologia Por conta do número de escolas, assim como a quantidade de requisitos a serem coletados, foi necessário utilizar metodologias ágeis, que visassem entregas periódicas do produto, assim as escolas poderiam avaliar o que estava sendo desenvolvido e apontar como aquilo poderia ser melhorado. Adotaram-se práticas estabelecidas do eXtreme Programming (XP), como desenvolvimento em pares; etapas de codificação e testes; e uma presença de uma equipe integral que garantia a propriedade coletiva do código.
Por conta do Plano Diretor de Tecnologia da Informação do Ministério da Saúde, que permite o desenvolvimento apenas nas linguagens Java ou PHP, optou-se pelo framework Laravel, baseado em PHP.
Resultados Criou-se um sistema utilizável pelos vários papéis de cada instituição: diretor, coordenador de curso, professor, aluno, e os secretários geral, acadêmico e regional. Os principais módulos do sistema foram desenvolvidos, a equipe pedagógica estrutura as matrizes curriculares, criando cursos, ofertando componentes, matriculando o aluno. O docente consegue gerenciar suas turmas cadastrando atividades, notas, enquetes e frequências, enquanto o discente interage com a turma visualizando o que foi cadastrado e enviando atividades. Além disso, a gestão institucional das ETSUS surge com emissão de relatórios de acesso, matrícula, concluintes e escolas cadastradas auxiliando nas tomadas de decisões.
Conclusões/Considerações O Sistema de Gestão Acadêmica da Rede de Escolas Técnicas do SUS está atualmente sendo utilizado por 5 escolas que fazem parte da rede. Pretende-se expandir a utilização do software para as demais ETSUS, continuando a realizar melhorias a partir das respostas e reações dos usuários, a fim de produzir uma versão que possa contemplar toda a rede.
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