Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO13r - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 18

22144 - CONHECIMENTO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE ODONTOLOGIA SOBRE DISBIOSE.
KAREN CASSANO - ISNF/UFF, ROBERTA BARCELOS - ISNF/UFF, ANGELA SCARPARO - ISNF/UFF


Apresentação/Introdução
Dentre os principais agravos da saúde bucal, a doença cárie ainda é o mais prevalente. E, apesar dos últimos indicadores constatarem um declínio, a prevalência na primeira infância é preocupante. Conceitualmente, hoje se sabe que é uma doença comportamental biofilme – açúcar dependente, não infecciosa e não transmissível resultante de um desequilíbrio do sistema de des- e remineralização.


Objetivos
Este estudo teve por objetivo avaliar o conhecimento sobre o tema, entre os acadêmicos do 3º, 6º e 9º períodos, tornando possível analisar como são abordadas informações recentes de cunho cientifico para atuação na saúde bucal coletiva.


Metodologia
Após leitura e assinatura do TCLE (CAAE 78871417.2.0000.5626), foi solicitado que respondessem à 3 perguntas, sendo que as perguntas foram disponibilizadas uma a uma, isto é, o participante não teve conhecimento de todas concomitantemente. Seguindo-se a ordem: 1. O que é disbiose?, 2. Como você conceitua a doença cárie?, e 3. A doença cárie é uma disbiose?. Em seguida, realizou-se caracterização descritiva da amostra, bem como análise qualitativa dos dados obtidos.


Resultados
De acordo com os dados obtidos, de um total de 93 alunos regularmente matriculados, 85 (91,4%) responderam ao questionário. No que diz respeito à pergunta 1, 75,25% dos entrevistados informaram não saber conceituar a disbiose. Apenas 21,68% descreveram a doença cárie considerando o novo conceito. E, por fim, 71,76% informaram não saber se a doença cárie é uma disbiose, sendo 77% destes provenientes de acadêmicos do último período do curso.


Conclusões/Considerações
Pode-se concluir que ainda é incipiente a abordagem atualizada do novo conceito sobre o desenvolvimento da doença cárie, e por essa razão acredita-se que esforços precisam ser concentrados nesta temática, observa-se que os acadêmicos estão concluindo o curso já desatualizados. Este fato nos atenta a necessidade de disseminar o conceito atualizado para uma efetiva abordagem sobre prevenção à doença e promoção da saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360