Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO13q - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 17

28994 - POR UMA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE COMPROMETIDA RADICALMENTE COM O SUS UNIVERSAL, PÚBLICO, INTEGRAL E EQUANIME
PAULETTE CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE - UPE E FIOCRUZ PERNAMBUCO


Período de Realização
De 2006 até hoje, os programas e políticas para adequar a formação dos profissionais de saúde à necessidade do SUS.


Objeto da Experiência
A importância da formação dos profissionais de saúde, da qualidade desta e do seu necessário compromisso com os princípios do SUS.


Objetivos
O objetivo desse trabalho, síntese da experiência docente,
é analisar a formação a nível da graduação, residências multiprofissionais e cursos de pós-graduação lato sensu no seu potencial de produzir profissionais comprometidos com a Reforma Sanitária ainda em curso.


Metodologia
Foi feita uma análise de duas teses de doutorado e três dissertações de mestrado, tendo a interprofissionalidade como tema-condutor. As duas teses de doutoramento versavam sobre o processo de trabalho no NASF e as dissertações discutiam a residência multiprofissional, o VerSUS e a formação de graduação em medicina e saúde coletiva.


Resultados
Apesar dos avanços decorrentes da implementação do Pró-Saúde, dos diversos PETs, do VerSUS e outros programas, a formação dos profissionais de saúde não mudou substancialmente, ainda sendo contra-hegemônica a Reforma Sanitária e seus princípios. O trabalho em equipe multiprofissional é um desafio que, tenciona no sentido da abertura para a troca de saberes, para o respeito ao saber do outro, para a construção coletiva de ações, atividades e conhecimentos, desvelando o papel do poder corporativo de cada profissão.


Análise Crítica
Destaca-se o PET Saúde da Família, das residências multiprofissionais e do VerSUS na sensibilização dos profissionais para um maior compromisso com a Reforma Sanitária, especialmente na perspectiva deste(s) último(s) de incluir os movimentos sociais no processo formativo. O agente comunitário de saúde inserido desde o início do curso de graduação teve destaque, entre todos os profissionais, como formador e educador de uma maneira ampla, que inclua o conceito ampliado de saúde tão caro à reforma sanitária.


Conclusões e/ou Recomendações
formação em todos os níveis, desde o técnico até a pós-graduação. Conclui-se que há ainda várias mudanças a serem promovidas na formação em saúde e que a interprofissionalidade, o trabalho em equipe, a inclusão do agente comunitário de saúde e dos movimentos sociais são elementos fundamentais a serem promovidos para garantir um profissional de saúde realmente comprometido com a Reforma Sanitária e um SUS universal, equânime, integral e público.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360