27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO13q - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 17 |
24033 - CURSO DE APRIMORAMENTO DA GESTÃO EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE: AVANÇOS E APRENDIZADOS PATRICIA TAVARES DOS SANTOS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOÍAS, MARIA ANGÉLICA CRIVELIN - SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE – PREFEITURA DA CIDADE DE SÃO PAULO., FÁTIMA MADALENA DE CAMPOS LICO - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO, ENSINO E PESQUISA EM SAÚDE – SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE – PREFEITURA DA CIDADE DE SÃO PAULO.
Período de Realização A experiência ocorreu entre os meses de outubro de 2015 e setembro de 2016, no muncípio de São Paulo.
Objeto da Experiência Curso voltado para profissionais que atuavam na gestão da Vigilância em Saúde, com carga horaria de 184 horas.
Objetivos Descrever os aprendizados obtidos na coordenação de curso de aprimoramento gerencial voltado para profissionais da Vigilância em Saúde utilizando metodologias ativas.
Metodologia Os encontros presenciais e atividades EaD foram conduzidas, por docentes e facilitadoras de aprendizagem, sob coordenação do CEDEPS e COVISA, tendo como referenciais teóricos o Método da Problematização e Planejamento Estratégico Modificado. O conteúdo foi estruturado numa sequência que visou articular os temas para estabelecer uma visão integrada do campo de Vigilância em Saúde, em especial da gestão, num processo contínuo e crescente de onde emergiram os problemas atacados nos Planos de Intervenção.
Resultados Concluíram o curso 175 participantes, sendo a evasão de 35%. Ao avaliarem o curso, os participantes apontaram que tiveram dificuldades com a metodologia, entretanto, destacaram que foram incentivados a olhar o território e pensar estratégias para resolução de problemas, refletir sobre seu exercício profissional, trocar experiências, o que facilitou a integração. Como produtos, foram elaborados, pelos participantes, 25 projetos de intervenção em resposta aos problemas dos territórios.
Análise Crítica O curso foi uma construção coletiva para responder aos problemas locais apontados pelos profissionais. Os projetos de intervenção extrapolaram os problemas relacionados aos agravos de notificação compulsória, tomando como objetos as doenças crônicas, processos de trabalho, Intersetorialidade e educação permanente e em saúde. Foram conduzidos de modo a contemplar os princípios da integralidade e da atenção à saúde, combinando diversos conhecimentos e tecnologias para intervir sobre a realidade.
Conclusões e/ou Recomendações A trajetória permitiu aos envolvidos apreender a aposta na adoção de uma metodologia problematizara como bem-sucedida por considerar que o curso se mostrou um espaço de valorização dos participantes que, detentores de saberes técnicos e ético-políticos produzem conhecimentos que respondem a problemas do cotidiano. Espera-se que as distâncias entre educação e trabalho tenham sido diminuídas e que o curso provoque mudanças no cotidiano de trabalho.
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